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Vilaça apresentou as demandas para o desenvolvimento do Baixo Tocantins
O
presidente do Codesei (Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico
Intermunicipal), Carlos Vilaça, também prefeito de Barcarena, conseguiu
sensibilizar a bancada paraense no Congresso Nacional, durante a Marcha
dos Prefeitos, ocorrida em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de julho, ao
apresentar aos parlamentares as principais demandas das quais depende o
desenvolvimento da região de integração do Baixo Tocantins.
Entre estas demandas
estão a construção do Hospital Regional do trevo de Igarapé-Miri, a
requalificação e o reaparelhamento do Hospital Regional de Cametá, o
asfaltamento da BR-422 (Transcametá) no trecho Tucuruí-Limoeiro do
Ajuru, execução do programa "Luz para Todos" nas áreas ribeirinhas e de
ilhas (comunidades isoladas), ampliação dos recursos e das ações do
Território de Cidadania, apoiamento aos projetos de lei que estendem os
royalties das hidrelétricas para os municípios de jusante do rio
Tocantins e a constituição de um fundo de desenvolvimento a partir dos
investimentos dos grandes projetos da região. O documento virou tema de
efusivos discursos na reunião.
Está
confirmada a audiência da comissão de luta pelo asfaltamento da rodovia
de Japerica, na próxima terça-feira, às 10 horas, com o titular da
Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Eduardo Carneiro, em
Belém. Após manifestação popular há duas semanas, a Setran mandou
máquinas para a localidade, mas estão fazendo serviço apenas de
raspagem. A população quer a pavimentação do trecho de 19 quilômetros
(Santa Luzia de Pirabas-Japerica), pois este também faz parte dos 72
quilômetros da PA-324, a estrada de Salinas, que tem início no rio Jeju,
em Santa Maria do Pará, mas nunca recebeu o mesmo tratamento, dizem os
moradores do questionado trecho.
Alça Viária em ótimo estado
A
Alça Viária apresenta nível excelente de tráfego, desde a BR-316, em
Marituba, até o trevo de Barcarena. Passando a ponte do Moju, sentido
Barcarena, a pista recebe serviço de reforço no piso, provavelmente em
local onde a base do solo apresenta falsidade de estabilização, mas não
compromete o fluxo de veículos.
Estrada de Ourém recebe remendos
A
Estrada de Ourém recebe remendos da Secretaria de Estado de Transportes
(Setran). São aproximadamente 40 quilômetros desde a BR-316 que
encontram-se bastante esburacados. Por essa estrada trafegam caçambas
que carregam seixo extraído do sobsolo oremense, uma das maiores
riquezas minerais do município. Como retribuição as empresas mineradoras
deixam a buraqueira para prejudicar o tráfego de carros pequenos, com o
registro de muitos acidentes e mortes.
Capanema-Salinas em obras
O
trecho da PA-124, Capanema-Salinas, por pouco não foi interditado por
populares. A preocupação do povo é com o progressivo processo de
destruição causado na estrada pelas caçambas que carregam calcário para a
Cibrasa (Cimentos do Brasil S/A). O trecho de aproximadamente 10
quilômetros desde Capanema até a entrada da jazida está perigosíssimo
devido à buraqueira. Depois que a população manifestou desejo de fechar a
rodovia em sinal de protesto, máquinas foram enviadas ao local para
recuperar o referido trecho da rodovia.
Capanema será desfalcado de hospital
Em
breve o maior hospital de Capanema, o São Joaquim, será desativado,
porque o governo do Estado está comprando o prédio para transformá-lo em
hospital regional, mas que só vai funcionar daqui a um ano
aproximadamente, dizem fontes ligadas à saúde na região. Com o
fechamento do São Joaquim, Capanema e mais de dez municípios vizinhos
ficarão desfalcados desse já combalido serviço hospitalar, pois passará a
depender de apenas um hospital, o Saúde Center, que já trabalha no seu
limite. Lideranças políticas da região devem pedir ao governador Simão
Jatene que viabilize alternativa para compensar o desfalque hospitalar
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domingo, 21 de julho de 2013
PÊ NA ESTRADA
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