Moradores
do povoado Jarbas Passarinho, município de Palestina do Pará, que faz
divisa com Araguatins, interditaram nesta quinta-feira, 25, a rodovia
BR-230, mais conhecida como Transamazônica. O bloqueio começou logo pela
manhã. Os moradores reivindicam o asfaltamento do trecho de apenas 12km
esquecido pelo Governo Federal, que asfaltou a rodovia até Marabá-PA e
esqueceu o trecho há pelo menos 10 anos. O asfaltamento da cabeceira da
ponte Araguatins/Palestina, sobre o Rio Araguaia também é reivindicado
pelos moradores. Em 2010, o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio
Passos, inaugurou a ponte e liberou o tráfego, mesmo sem a obra estar
totalmente concluída. Moradores do povoado e região alegam que a poeira
tem prejudicado bastante a comunidade durante estes mais de 10 anos.
Barricadas com terra, entulhos, faixas, barracas e cadeiras foram
colocadas da estrada até que o Governo Federal se manifeste sobre o
assunto. A Rodovia Transamazônica foi projetada durante o governo do
presidente, Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das
chamadas “obras faraônicas” devido às suas proporções gigantescas,
realizadas pelo regime militar. É a terceira maior rodovia do Brasil,
com 4.223km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no
Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí,
Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Inaugurada em 27 de agosto de
1972, foi inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8
mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste
do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde
sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4.977 km até
Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea
totalizando 4.223 km.
Postado por Agência Araguaia CAPC em 25 de julho de 2013 em Bico do Papagaio
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