Brasília
THIAGO VILARINS
Da Sucursal
O
presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Ministério
dos Transportes, Bernardo Figueiredo, garantiu ontem, em audiência
pública no Senado Federal, que as obras do trecho Norte da Estrada de
Ferro 151 serão contratadas ainda este ano, cumprindo a última etapa
para o início das obras de construção da ferrovia. A expectativa é que a
estrada de ferro seja concluída e entre em operação em cinco anos. Com o
trecho Norte, a EF-151 ligará o município de Barcarena, no Pará – com
posterior extensão até o litoral norte paraense - ao município de
Panorama, no Estado de São Paulo. São, no total, 2,7 mil quilômetros,
passando por 19 municípios de sete Estados - Pará, Maranhão, Tocantins,
Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Nas
audiências públicas sobre o investimento, realizadas em Brasília e Belém
em março deste ano, o senador Flexa Ribeiro e o Governo do Estado
solicitaram aumento do traçado da linha de ferro, prevendo extensão até o
município de Curuçá, no nordeste do Estado, para atender o futuro Porto
de Espadarte, outro ponto de exportação dos produtos paraenses.
Também
nas discussões para formulação do edital de concessão, a EPL e a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) receberam diversas
reivindicações de prefeitos do sudeste e nordeste do Pará e empresários
da região para alterações no traçado, permitindo construções de estações
nos municípios para atender a produção e população local.
"Este
modelo de concessão e tomada de informações foi um projeto piloto,
pioneiro. E acatamos todas as colocações que foram feitas pelo
Governador Simão Jatene, pelo Senador Flexa Ribeiro, pelos prefeitos,
empresários e acredito que construímos um projeto de consenso, que
atende todas as demandas, inclusive com a previsão das extensões que
possam se justificar mais à frente, como é o caso do Porto de Espadarte,
de Paragominas e outras. Isso já está previsto no contrato", disse
Figueiredo.
O
presidente da EPL informou ainda que já esteve reunido esta semana com a
equipe técnica do Tribunal de Contas da União, que tem de avaliar o
edital e autorizar a abertura de licitação e concorrência pela obra. "O
projeto todo será apresentado ao TCU nesta sexta-feira (amanhã) para a
análise, que é necessária e uma das etapas do processo. Temos o
compromisso de empenho para agilizar isso, para dar prioridade e então
cumprir o cronograma, efetivando a contratação da concessão ainda este
ano", disse Figueiredo.
Ainda
de acordo com Bernardo Figueiredo, a ANTT deverá divulgar nos próximos
dias as conclusões do relatório final sobre o edital para a execução das
obras da ferrovia. "Todos vão ver que estão contempladas as
solicitações feitas", afirmou Figureiredo, que completou: "Entendemos o
valor que a região tem como alternativa logística e é unanimidade hoje a
necessidade maior atenção para a infraestrutura da região".
O
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que desde que o projeto foi
debatido e incluído no Plano Nacional de Viação, em 2008, por meio de
uma emenda de autoria do senador paraense no Congresso Nacional, a
necessidade de viabilização do traçado até Curuçá foi permanente.
"Atender aos paraenses sempre foi nossa maior preocupação juntamente com
o Governo do Estado. Ficamos satisfeitos em ver que o projeto busca
permitir que o Pará não seja apenas um corredor de exportação, mas que
principalmente tenhamos internalizados os mecanismos necessários para
nosso desenvolvimento e a infraestrutura é um desses desafios que temos
de superar", disse Flexa Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário