quarta-feira, 31 de julho de 2013

Governador entrega mais 761 Cheques Moradia a servidores e pessoas com deficiência

 

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/07/2013 às 18:55

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação (Cohab), entregou na manhã desta terça-feira (30), 761 Cheques Moradia para servidores públicos (606 cheques) e pessoas com deficiência física (155 cheques), que totalizam um investimento de R$ 7 milhões. Durante a cerimônia, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, o governador Simão Jatene destacou a importância do programa para enfrentar o desafio do problema habitacional, e disse desejar que o Cheque Moradia seja consolidado como um programa de governo.

“O Cheque Moradia deve ser, cada vez mais, um programa que independe deste ou daquele governo - deve ser um programa do Estado do Pará. Esse é o tipo do programa que atinge de forma positiva as famílias como um todo, porque cada família pode adequar e construir suas casas, equacionando sua própria área, sem precisar que a pessoa se desloque do lugar onde vive para outras áreas. Com isso, melhora a vida de toda a família e ajuda a combater um dos grandes desafios do nosso Estado, que é a questão de habitação”, reiterou o governador.

Tiago Alves, que trabalha no Hospital Ophir Loyola há cerca de 6 anos, viu de perto a mudança que o Cheque Moradia proporcionou na vida dos servidores do hospital beneficiados anteriormente. Hoje, Tiago recebeu o seu próprio cheque, e afirmou que o programa ajuda a realizar sonhos e a combater a desigualdade social e a pobreza.


“Eu vi que, para os meus amigos que foram contemplados, a vida mudou pra melhor em 100%. Agora chegou a minha vez de realizar o sonho de terminar a minha casa e ter uma moradia melhor. Esse é um programa exemplar do governo do Estado, porque é um dos maiores benefícios que o Estado promove, tão importante quanto aqueles voltados para a saúde e a educação. Muitas pessoas que não têm condições podem realizar o sonho de uma casa melhor com o Cheque Moradia”, declarou Tiago Alves.

Iracilde Nascimento foi contemplada com o cheque para pessoas com deficiência, e agora planeja ampliar o quarto onde mora com o filho Cauã, 5 anos. A ampliação da casa vai melhorar a moradia e facilitar a vida de Cauã, que se locomove em cadeira de rodas.

“Eu não tenho palavras. Esse cheque significa muita coisa pra mim, principalmente porque vai ser muito bom para o meu filho. Vivemos com a pensão do Cauã e, com isso, a gente não tinha condições de realizar o sonho de construir a nossa casa. Mas agora, com o Cheque Moradia, vai dar até pra fazer o quartinho do meu filho”, afirmou.

Investimento - O Cheque Moradia é o único programa de governo que permite a substituição ou a melhoria da residência. Mais de 35 mil famílias já foram beneficiadas. Em quase 10 anos de existência (o programa completará uma década em setembro deste ano), os investimentos ultrapassam R$ 188 milhões.
Segundo a presidente da Cohab, Noêmia Jacob, o Cheque Moradia é um forte instrumento de política pública habitacional. “Casa não é só cimento e tijolo; casa é sonho. As pessoas imaginam a cor que querem pintar sua casa, o tamanho que será o quarto. O Cheque Moradia permite que as pessoas possam morar com dignidade. Sobretudo, as pessoas não pagam nada por esse recurso, e isso também é um diferencial. Este ano entregamos 2.600 cheques, mas a nossa meta é finalizar 2013 com a entrega de 4 mil Cheques Moradia”, ressaltou Noêmia Jacob.

Outra meta da Cohab para este ano é ampliar o programa para o interior do Estado. Atualmente, 78 prefeituras assinaram o termo de adesão ao programa, o que permite a interiorização. Com a adesão, os municípios montam uma equipe técnica para avaliar os casos, e os beneficiados podem se inscrever no próprio município onde residem, ressaltou a presidente da Cohab.

“Agora, o programa entra na fase mais importante, que é chegar a cada cantinho do Estado. Como diz o slogan, onde tem Pará, tem Governo, e a gente quer mostrar que o cheque pode chegar a cada município. Para isso, o trabalho das prefeituras é fundamental. Nós já recebemos mais de 400 dossiês de avaliação de residências, de nove municípios, resultado dessa parceria firmada com as Prefeituras, e os cheques serão entregues já em agosto”, acrescentou.

Entre os beneficiados pelo Cheque Moradia estão servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), como Diego Moraes, para quem o cheque permitirá a realização de um sonho. “Esse benefício vai me ajudar na construção da minha casa, pois sem essa oportunidade eu não teria condições financeiras de construí-la e dar conforto para minha família”, afirmou.

Texto:
Dani Filgueiras - Secom

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Parada gay de Tailândia está marcada para domingo


Está marcada para domingo, 04/08/2013, a 4ª parada Gay de Tailândia. O tema trazido este ano é: Alguem aqui é preconceituoso? Não precisa responder. Basta respeitar as diferenças. A programação da parada gay começa na sexta-feira, 02, com amostra de filmes. Sábado também terá atividades e no domingo uma passeata com encerramento no ginasio de esportes.



1077145_415338268582056_1471236623_oFonte: BMTV11.COM
______________________________________________________________________________________

Grávida é morta e enterrada em quintal - Fonte: bmtv11.com

gravida
O corpo de uma grávida, desaparecida há mais de 15 dias, foi encontrado na tarde desta terça-feira (30) enterrado em uma mata, atrás da casa de sua suposta agressora, no conjunto Bela vista, em Marituba. Segundo informações da polícia, a mulher identificada como Cátia Cilene Nascimento Ferreira teria oferecido ajuda à jovem, que estava por volta do 8º mês de gestação, e iria lhe dar roupas para o enxoval. Quando a grávida foi até sua casa, em Marituba, a mulher a matou para tentar ficar com o bebê, que acabou não resistindo ao parto e morreu.
Para tentar esconder o crime, Cátia teria enterrado a mãe no quintal de sua casa e, para explicar a presença do menor, simulou um aborto, como se ele fosse seu filho. A criança teria sido enterrada no cemitério municipal da Região Metropolitana de Belém. O corpo deve ser exumado na manhã desta quarta-feira (31) para a realização de exames que comprovem a sua filiação. A polícia encontrou o corpo depois que a acusada foi presa por receptação de roubo, na última sexta-feira (26), após ser encontrada com o celular da vítima. Em depoimento, ela negou ter matado a grávida e não deu mais explicações sobre o sumiço da jovem, afirmando sempre que a criança era sua. A acusada está presa no Centro de Recuperação Feminino (CRF) e deve encaminhada ainda hoje até a delegacia do Marco para prestar novo depoimento. A polícia agora investiga a possível participação do marido, que está foragido. Redação Portal ORM

Trio é preso após assalto

Fonte: bmtv11.com

Moto com placa descaracterizada com fita isolante, uma arma calibre 38, duas munições e uma faca foram apreendidos em poder  de Daniel correia dos santos 23 , Samuel correia dos santos, 27 e Ronaldo Rodrigues 26 anos.
PRESOS02 PRESOS01
PRESOS03
Ronaldo e Samuel já tem passagem pela delegacia, de acordo com informações da policia a guarnição recebeu um chamado que na área estava ocorrendo assaltos e em atitude suspeita a policia bordou os três e conduzido a delegacia
PRESOS04
Os assaltos na cidade têm sido freqüentes, a policia já registrou ate três motos roubadas por mês em Tailândia, muito assaltantes também já foram presos pela policia que pede se alguém foi vitima dos 3 que denuncie.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Menina de 11 anos sofre tentativa de estupro - Fonte: bmtv11.com
ABUSO
11 anos de idade e uma experiência traumática. Essa garota por pouco foi estuprada. A vítima conta que estava na frente da casa da tia localizada na vila macarrão, brincando 2 primas quando um homem á chamou. Ela pensou que o desconhecido fosse pedir uma informação mais ele a colocou na bicicleta, tapou a sua boca e a levou para uma casa abandonada que fica na vicinal da Pindorama.
ABUSO01
Vicinal Pindorama
No local a vítima disse que o homem ordenou para que ela não gritasse e usava uma faca para ameaçá-la.
O caso aconteceu por volta das 10: 30hs da manha da ultima sexta-feira. A garota relata que também levou tapas no rosto e lutou muito com o estuprador. O abuso sexual foi impedido por causa de uma moradora que passava pelo local e pediu socorro. O homem conseguiu escapar mais a vítima é capaz de identificá-lo. A mãe da criança está com medo e diz que vai ter mais cuidados a partir de agora.
O conselho tutelar está acompanhando o caso que foi denunciado para a polícia e serve de alerta. De acordo uma conselheira, em Tailândia, o índice de abuso sexual infantil é grande. As tentativas lideram o ranking. A maioria dos casos são cometidos por pessoas muito próximas das vítimas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


terça-feira, 30 de julho de 2013

É FANTÁSTICO - RAÍ, EX-JOGADOR, DEIXA MULHER PARA NAMORAR ZECA CAMARGO!!!

Narcisa Tamborindeguy, convidada do “Saturday Night Live”, o programa de Rafinha Bastos na RedeTV!, falou sobre o babado, que não é tão novo assim, mas ela deu nome aos bois!!!!

No site Jornal Tribuna, no Facebook, até a tarde de hoje a notícia foi compartilhada por 35.327 pessoas, já no Twitter, 993 vezes.

A repercussão toda deve-se pelo “caso de família”…rs Só porque o ex-jogador deixou a mulher para viver uma história fofa com o apresentador. Gente! Isso é tão normal acontecer. Vamos parar de hipocrisia?! Por exemplo: o ator Will Smith também deixou sua mulher para ficar com um rapper.

Boatos dizem que o casal já está junto há uns dois anos. Só que a Globo tem vetado qualquer tipo de vinculação dos nomes Raí e Zeca Camargo em programas da emissora.

Na boa, se for mesmo verdade, que sejam felizes!
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Postado

RAÍ EX-JOGADOR DO SÃO PAULO, DEIXA MULHER PARA NAMORAR ZECA CAMARGO

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu suposto relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos.

Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava.
Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado com isso, pois os dois têm passado por várias saias justas. (R7.com)

CASO RARO: COMEÇOU A NASCER CHIFRES EM IDOSA SERÁ SE ELA FOI TRAÍDA PELO MARIDO ?

Ela é uma doce e meiga senhorinha, em muitas partes se passaria despercebida ou se passaria por uma vovozinha normal dessas que a gente tem sempre em casa ou na casa dos amigos, mas com uma pequena diferença.
A pequena diferença que nós falamos tem apenas 6 centímetros e parece um chifrinho! Isso mesmo, um chifrinho!

Essa vovó é de Lilou uma província da China e ela assustou seus vizinhos e familiares quando esse acessório começou despontar em sua testa, Zhang Ruifang tem 100 anos completos.

O chifrinho desta senhora começou a crescer há um ano trás e já atingiu 6 cm e ao lado dele cresce mais um, os médicos dizem que este é um problema cutâneo, mas segundo eles é um caso raro por ser deste tamanho.
Não sei acho que o marido dessa vovó sabe o motivo desse chifrinho dela…

CRESCE MERCADO PARA 'MARIDO DE ALUGUEL' EM BELÉM


Profissionais atuam como pintores, encanadores e eletricistas.
"Marido de aluguel" ajuda as mulheres quando o marido não está em casa.
Para quem está precisando de serviços de pintura, encanamento, hidráulicos e elétricos, uma boa saída é contratar o "marido de aluguel", profissionais que conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho em Belém. A categoria oferece diversos serviços, fazendo atendimento em domicílio.
Luiz Reis conta que já são 10 anos batendo de porta em porta oferecendo serviços domiciliares. Foi essa maneira que o profissional achou de divulgar seu trabalho, o "Serca", serviços e reformas de casas e apartamentos.

A especialidade de Luiz é a pintura, mas ele oferece outros serviços. "Uma troca de lâmpada, desentupo pia, conserto o ferro, troco a rede elétrica da residência, conserto o pé de uma mesa, de uma cama. Tudo que uma mulher precisa quando o marido não está em casa", conta Luiz.

Desde de 2012, ele regularizou a empresa junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com CNPJ, Luiz conquista credibilidade no mercado. De acordo com o Sebrae, o mercado da construção civil está aquecido no estado do Pará e, por conta disso, mais pessoas precisam de manutenção em seus imóveis. É aí que entra o papel dos chamados "maridos de aluguel".

"Em função dessas unidades habitacionais que têm surgido, principalmente na região metropolitana de Belém, sente-se uma carência do prestador de serviço de manutenção. Muito embora sejam unidades novas, você precisa, vez por outra, trocar uma torneira, [consertar] um vazamento, [fazer] um revestimento novo, pequenas reformas", declarou o gerente do Sebrae, Marcos Alves.

Foi de olho nesse mercado que Rita Vidal resolveu abrir em Belém uma franquia de Campinas (SP). Ela conta que procura pelos "maridos de aluguel" é crescente. "Logo no início, mais ou menos há um ano atrás, era bem mais fraco. Hoje em dia a gente já sente um retorno bem maior", revela Rita.

PALAVRA DO SENHOR - DAVI PEDE A DEUS QUE O PROTEJA DE SEUS INIMIGOS

PALAVRA DO SENHOR -DAVI PEDE A DEUS QUE O PROTEJA DE SEUS INIMIGOS
SALMO 17 - GLÓRIA A DEUS


INICIADAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA PA-150


O governo do Estado concluiu a restauração completa do trecho Tailândia-Goianésia.
Agora, mais dois trechos serão iniciados.
De Jacundá a Marabá, 64 km de seu leito serão todos recapeados, através da construtora CFA, que já montou seu canteiro à margem da rodovia.

As obras têm início agora, com abertura de acostamento e recapeamento.

Acostamento de dois metros e meio de cada lado da pista, nos trechos onde o terreno permitir. E. nos trechos acidentados serão construídos refúgios, com intervalos de três quilômetros.

Desde sua construção, a PA-150 nunca teve acostamento, e o projeto feito para os serviços de recuperação previa apenas áreas de refúgios em intervalos de oito quilômetros ao longo da rodovia.

Jatene determinou a revisão do projeto, com inclusão dessas obras. Essa decisão atrasou o início dos serviços.

O Lote 3, de Goianésia a Jacundá, numa extensão de 95 km, inicia em agosto pela Sanches Tripolone, empresa de São Paulo.

Atrasado, o trecho Moju-Tailândia está dependendo de ações que o governo vem tomando para enquadrar a empreiteira responsável pela obra.

Em breve o trecho de Tailândia/Moju vai ser recuperado, o canteiro de obra da Construtora Plena já está sendo instalado em Tailândia na PA 150 na antiga COMPENSAT é questão dias as obras se inicia.
Fonte: FOLHA DO PARÁ

domingo, 28 de julho de 2013

Juízes são contra aposentadoria aos 75




Existem hoje em todo o Pará 453 magistrados ativos e inativos. Desse total, 23% estão na faixa etária até 35 anos; 33% entre 36 até 45; 19% de 46 até 55 anos e 25% entre 56 a 69 anos. Será justamente essa última faixa etária a mais atingida caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 457 que aumenta de 70 para 75 anos a idade limite para a aposentadoria de juízes e servidores públicos, conhecida como “PEC da Bengala”. “Isso significa dizer que 25 % da magistratura paraense não terá motivação alguma para continuar na carreira à espera de sua ascensão ao desembargo. Seriam por volta de 100 juízes, em pleno vigor físico e intelectual, pedindo aposentadoria precocemente”, destaca o juiz Heyder Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa).
A PEC 457 estava prevista para entrar em pauta de votação no Congresso no final de junho, mas foi adiada. Ela tramita na Câmara dos Deputados desde 2006. “Essa PEC nasceu no Senado Federal, onde já foi aprovada em dois turnos. Encaminhada para a Câmara dos Deputados, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e seguiu para votação em plenário como substitutivo. A proposta do Senado era a compulsória apenas para os tribunais superiores, mas na Câmara foi ampliada para o servidor público em geral”, diz Heyder.
A proposta, na ótica de Ferreira, promove o “engessamento” da magistratura pela cúpula e não favorece o arejamento necessário do Poder Judiciário. “Os juízes perderiam a motivação e perspectiva na carreira porque os tribunais ficariam até 20 anos sem renovação. A aposentadoria aos 70 anos garante um revezamento na ocupação das vagas dos tribunais em tempo menor, o que favorece a renovação do posicionamento do Judiciário, que não pode permanecer estático e precisa se adequar aos novos tempos”, destaca.
Além de não reduzir os gastos com a Previdência – equilíbrio das contas é uma de suas justificativas - o aumento da idade para a aposentadoria, diz Heyder, ocasionará aposentadorias prematuras de juízes na faixa de 55 anos. “Não haverá perspectiva de chegar aos Tribunais. Com isso as cortes ficarão nas mãos de magistrados que estão há mais de 25 anos afastados da base do Judiciário e, portanto, de sua realidade cotidiana”.
O atual sistema, continua, permite a perspectiva de acesso, a renovação dos tribunais, maior oxigenação da jurisprudência, modernização das práticas administrativas e avanços dos métodos de gestão do Poder Judiciário. “Por isso, acreditamos que o atual sistema, que prevê a aposentadoria compulsória aos 70 anos, é mais benéfico à sociedade brasileira”.
Para o desembargador Cláudio dell`Orto, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), a aprovação da PEC 457 “seria o golpe de misericórdia no já combalido Judiciário brasileiro”. “O real interesse perseguido pela PEC 457 é a perenidade no poder dentro dos tribunais”, acentua dell´Orto, que também defende a realização de eleições diretas para as presidências e mesas diretoras dos tribunais de Justiça. “Todos os juízes, e não apenas os desembargadores, como ocorre hoje, devem ter direito ao voto”. Mais alternância no poder e renovação periódica, segundo o desembargador, “contribuiriam para melhorar muito a Justiça no País”.
Em nota enviada ao DIÁRIO, a desembargadora Nadja Guimarães, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, disse que a PEC que altera de 70 para 75 a idade limite para um magistrado se afastar de suas funções, “existe em virtude do crescimento de expectativa de vida do brasileiro. Hoje há pessoas que com 70 anos estão em pleno vigor e se sentem dispostas a prosseguir no trabalho que amam”, indo de encontro ao que defende a Amepa e a maioria das associações de magistrados do país.
Entidades apontam retrocesso à carreira 
Representantes de associações de classe da magistratura se declararam contrários ao aumento da idade limite de 70 para 75 anos para juízes no serviço público. A posição foi manifestada dia primeiro de julho durante audiência pública realizada no Senado. A argumentação é que a elevação dificultaria a renovação dos quadros e a “oxigenação de ideias”, indo contra o interesse público. Os cinco palestrantes da audiência defenderam a manutenção das regras atuais, ou seja, a aposentadoria compulsória aos 70 anos para servidores públicos.
O vice-presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), Afonso Arantes de Paula, afirmou que 70 anos é uma “idade razoável” para a aposentadoria de juízes em geral. Ele defendeu a manutenção do artigo 40 da Constituição. 
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, afirmou que o aumento da idade para a aposentadoria compulsória dificultaria a renovação dos tribunais e inibiria a progressão na carreira. 
Já o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, afirmou que, apesar do aumento da expectativa de vida média da população brasileira, a elevação do limite de idade contraria o interesse público por diminuir a renovação dos tribunais, principalmente em cargos superiores. Assim, argumentou, a carreira ficaria mais estagnada do que é atualmente, devido à ascensão profissional ficar mais difícil. “Os juízes jovens terão dificuldade de progresso na carreira, um fenômeno que já vem ocorrendo. É uma carreira com vagas restritas”. 
Toldo afirmou que a Ajufe é contrária à PEC 21/2012, a qual classificou de “casuística” e criticou a PEC 3/2013, do senador Fernando Collor (PTB-AL). “Essa proposta “é uma aberração porque, além de elevar o limite da aposentadoria compulsória dos magistrados para 75 anos, também os obriga a trabalharem até os 70, retirando o direito de aposentadoria voluntária antes dessa idade.
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Paulo Luiz Schmidt, apoiou os argumentos dos demais palestrantes contrários ao aumento da idade para aposentadoria compulsória de juízes. Ele informou que a maioria dos servidores públicos acaba por se aposentar antes dos 70 anos, inclusive no Poder Judiciário. Em sua opinião, a alteração atenderia a um público muito restrito: apenas 15% dos juízes brasileiros foram aposentados compulsoriamente nos últimos anos.
Schmidt afirmou que boa parte dos “julgamentos históricos” do STF na última década não teria acontecido se não houvesse renovação dos ministros. Ele citou os casos da união homoafetiva e das pesquisas com células-tronco para exemplificar que a renovação e oxigenação daquela corte propiciaram “um salto qualificado para um futuro mais democrático e mais harmônico” para o Brasil. “A renovação dos quadros é fundamental para a renovação da interpretação do Direito com base nos anseios da sociedade”.
(Diário do Pará)

Comunidade bloqueia Transamazônica na ponte do Araguaia



1001913_10200342139658580_969120975_n  Moradores do povoado Jarbas Passarinho, município de Palestina do Pará, que faz divisa com Araguatins, interditaram nesta quinta-feira, 25, a rodovia BR-230, mais conhecida como Transamazônica. O bloqueio começou logo pela manhã. Os moradores reivindicam o asfaltamento do trecho de apenas 12km esquecido pelo Governo Federal, que asfaltou a rodovia até Marabá-PA e esqueceu o trecho há pelo menos 10 anos. O asfaltamento da cabeceira da ponte Araguatins/Palestina, sobre o Rio Araguaia também é reivindicado pelos moradores. Em 2010, o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, inaugurou a ponte e liberou o tráfego, mesmo sem a obra estar totalmente concluída. Moradores do povoado e região alegam que a poeira tem prejudicado bastante a comunidade durante estes mais de 10 anos. Barricadas com terra, entulhos, faixas, barracas e cadeiras foram colocadas da estrada até que o Governo Federal se manifeste sobre o assunto. A Rodovia Transamazônica foi projetada durante o governo do presidente, Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das chamadas “obras faraônicas” devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar. É a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.223km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Inaugurada em 27 de agosto de 1972, foi inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4.977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4.223 km.
 Postado por Agência Araguaia CAPC em 25 de julho de 2013 em Bico do Papagaio

sábado, 27 de julho de 2013

Tailândia com segurança reforçada

24/07/2013 Fonte: assessoria de comunicação P M T
Para marcar mais uma parceria de sucesso do Governo de Trabalho e União, com o Governo do Estado, o prefeito Ney da Saúde foi até o município de Tucuruí receber das mãos do vice-governador, Helenilson Pontes seis novas viaturas que devem dar suporte a Policia Militar no combate a criminalidade em Tailândia. Outros municípios que compreendem a região o do Lago de Tucuruí também foram contemplados pelo projeto de combate a violência do Governo estadual, (Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia, Jacundá e Tucuruí).
   
A solenidade de entrega aconteceu nesta terça-feira nas escadarias da rua Santo Antonio em Tucuruí, e contou com a presença do deputado Federal Arnaldo Jordy, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores, entre outras. Ao todo foram entregues vinte e nove viaturas, entre carros, motocicletas e caminhonetes, para reforçar o policiamento militar e civil tanto na sede das cidades, como em localidades mais afastadas, como é ocaso das Vilas de Maracajá e Vitória da Conquista, ligadas a Novo Repartimento; Porto Novo, em Goianésia, e Palmares, em Tailândia.
   
O Vice-Governador Helenilson Pontes, na oportunidade (Governador em Exercício) ressaltou que a renovação da frota policial do Estado é um dos compromissos contemplados pelo pacote de medidas de combate à violência, lançado pelo governador Simão Jatene em junho passado. “Esses repasses que estão sendo feitos em todas as regiões do Estado fazem parte do nosso plano de segurança pública. As entregas já realizadas e as que já estão agendadas somam mais de mil”, destacou. Ao final da entrevista o Vice Governador ainda falou da importante parceria mantida com Tailândia, e em especial com o prefeito Ney da Saúde, “O prefeito Ney não tem medido esforços, quando o assunto é buscar recursos para Tailândia, e tem sido um grande parceiro do Governo do Estado, por isso é com muito orgulho que o Governo de Simão Jatene entrega essas viaturas para o município” Finalizou.
 

Pesquisa do IBOPE revela que 89% da população aprova manifestações


Manifestação em São Paulo.
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
De acordo com recente pesquisa do IBOPE, a larga maioria da população de eleitores (89%) aprova as manifestações populares disseminadas pelo Brasil a partir de junho.

A pesquisa foi encomendada pela CNI - Confederação Nacional da Indústria. Ademais, a avaliação da resposta do Congresso Nacional e dos governos é negativa.


Além disto, Mais de 30% da população desaprova completamente as respostas dos governos - federal, estadual e municipal, isto é, presidente, governador e prefeito - às reivindicações.

Avaliando-se a aprovação das respostas, em um grau que se inicia em 0 e finda em 10, Dilma Rousseff recebeu a nota 4, o Senado recebeu a nota 3 e a Câmara a nota 2.8.

Cerca de 35% da população afirmou que voltará às ruas caso novas manifestações sejam organizadas, sendo que o pedido de mais investimento em saúde ocupa o primeiro lugar em reivindicações, ocupando 43%. A segunda posição é referente à corrupção, com 35%. A segurança pública seria a motivação para 20% das pessoas, 16% se voltaria contra a inflação e 14% por investimentos em educação, melhoria nos serviços públicos, além de protestos contra políticos em geral. 

Lígia Ferreira.

Com informações de G1

O que é Hepatite?



A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas, como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e autoimunes. Entretanto, sabemos que as causas mais comuns são as virais. A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos. Neste dia 28, é realizada a campanha nacional contra a hepatite.

Hepatite

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas.
O que é hepatite?

Tipos

Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas. A detecção se faz por exame de sangue e não há tratamento específico, esperando-se que o paciente reaja sozinho contra a Hepatite A. Apesar de existir vacina contra o vírus da hepatite A (HAV), a melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.
Getty Images As hepatites B e C podem evoluir para uma cirrose ou até câncer de fígado
Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha. Frequentemente, os sinais das hepatites B e C podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vírus. Quando aparecem, os sintomas são muito similares aos da hepatite A, mas ao contrário desta, a hepatite B e a C podem evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado.

Tratamento de Hepatite

Não existe tratamento para a forma aguda. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos. O repouso é considerado importante pela própria condição do paciente.
A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente sem apetite. De forma prática deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com sua aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.

Prevenção

A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
 A prevenção da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; a vacinação contra hepatite B, disponível no SUS,conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais.
Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado; triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim; triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise; tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos.

Fontes e referências:

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Secretário de Saúde de Tailândia esclarece polêmica das Diarias


Luciano Tambaroti Eu não poderia deixar de esclarecer a quem interessar possa, que na ocasião da entrega do prêmio em Florianópolis, eu preferir está no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste em São Luis - MA, que coincidentemente seria no mesmo período, e que para mim seria mais proveitoso, e não podendo está em dois lugares ao mesmo tempo e nem prever que o evento seria transferido, designei que Jakeline Neto, fosse então receber o Prêmio, que é de todos os profissionais que fazem a saúde do município. Que por acaso não é fictício já que e a 3ª vez que a Secretaria Municipal de Saúde recebe. E vejam só...
Ainda ontem recebemos um comunicado de que o evento foi novamente transferido, conforme pode ser verificado na transcrição abaixo

Contato – Premium Brasil <contato@premiumbra.com.br> 25 de julho de 2013 18:15
Cco: saude.tailandia@gmail.com

COMUNICADO

Após considerarmos as várias solicitações, o 7° Encontro Nacional de Secretarias de Saúde acontecerá no período de 19 a 22 de Setembro de 2013. E a Capital de Santa Catarina, Florianópolis, continuará sendo a sede deste grande Encontro de líderes da Saúde Municipal, que irão trocar experiências, aprimorar seus conhecimentos e atualizar-se com os temas que serão apresentados de forma dinâmica e participativa.

Na programação teremos palestras, fórum de ideias com a apresentação opcional das ações e projetos das secretarias participantes e no dia 21 o jantar de encerramento com a entrega dos certificados aos participantes e o Troféu “Qualidade e Excelência na Saúde Pública” aos homenageados da noite.

Parabéns a toda sua equipe. Sua secretaria demonstrou competência e seriedade na realização de suas ações

Atenciosamente,
 
Tel. (047) 3366-3382 | 3268-4616
www.premiumbra.com.br


www.premiumbra.com.br
A Premium Brasil – Congressos e Eventos Nacionais, atua na organização e promoção de congressos e eventos nacionais.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Jakeline Neto explica recebimento de diárias

                                              Jakeline  Ferreira Neto & Luciano / Secretário de Saúde
A servidora publica, numero 2 da secretária municipal de saúde, Jakeline Ferreira Neto, explicou nesta quarta-feira (24) os motivos de receber cinco (05) diárias pela SEMSA e mesmo não viajando não devolveu a quantia. As diárias recebidas por Jakeline somam R$ 1.250,00 reais e seriam para ela participar da entrega de um prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, no período de 22 á 26 de Maio de 2013 na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.
O pagamento das diárias foi publicado no site da transparência do município. Jakeline Neto foi candidata a uma vaga na câmara de vereadores na eleição de 2012, onde recebeu mais de 500 votos. Ela é namorada de um dos filhos do ex-prefeito Gilbertinho.
A nossa equipe de reportagem Jakeline confirmou que recebeu as diárias e que também não devolveu o dinheiro. O motivo, segundo a servidora, é que o evento foi adiado para acontecer no inicio de agosto e dessa maneira ele manteve a viagem na agenda. Jakeline também falou que não irá receber mais pela viagem que fará no próximo mês.
Ao longo do primeiro semestre do ano, de acordo com o próprio site da transparência publica, a servidora teria recebido 8 diárias, somando um valor de 1.700,00 reais.  Fonte: bmtv11.com
 Comentário: Porque é a nora do Gilbertinho que tem que ir receber o premio? A Secretaria de Saúde não tem titular? Ou o Luciano é tal qual a Rainha da Inglaterra: todo mundo sabe da sua existência, mas não serve pra nada! Ou já estão fazendo política em cima desta moça que já trouxe uma história nada limpinha da cidade de Rio Maria?



Polímero líquido promete revolucionar as cirurgias plásticas






Um novo material desenvolvido por pesquisadores da Universidade John Hopkins promete revolucionar em breve as cirurgias de reconstrução facial. A novidade, que é metade sintética e metade biológica, pode ser injetada sob a pele e moldada de forma totalmente livre – em seguida, basta expô-la à luz para que o formato se torne fixo.

Segundo Jennifer, uma das responsáveis pelo trabalho acadêmico que descreve a novidade, a substituição de tecidos leves é um dos principais desafios enfrentados pelos cirurgiões atualmente. Enquanto ossos podem ser reproduzidos facilmente usando plásticos ou metais, reconstituir com fidelidade lábios e bochechas ainda é muito difícil. Os implantes disponíveis atualmente se mostram insuficientes para reconstruir defeitos maiores, como aqueles deixados por tumores ou traumas excessivos.

Características biológicas e sintéticas

(Fonte da imagem: Technology Review)O novo material utiliza uma mistura de ácido hialurônico, material biológico usado em implantes que substituem tecidos leves, e polietileno glicol, que possui características sintéticas. A mistura desses elementos resulta em um polímero que pode ser facilmente injetado, dispensando procedimentos cirúrgicos invasivos.
O material é bastante flexível, e pode ser moldado livremente para reproduzir as características do rosto humano. Através da utilização de uma luz com comprimento de onda bastante específico, o polímero rearranja suas células e se transforma em um material estável, garantindo uma maior rigidez ao implante. O processo ocorre de forma rápida, e bastam dois minutos de exposição a LEDs na cor verde para que o implante se assente.
Segundo Farshid Guilak, professor de cirurgia ortopédica e engenharia biomédica da Universidade Duke, o uso de luz visível no processo é muito importante. Ao dispensar o uso de luzes ultravioletas, a intervenção cirúrgica se torna mais segura e evita casos em que as células morrem ou o DNA do paciente é alterado de alguma forma.

Testes bem sucedidos

Para testar a novidade, os pesquisadores injetaram os implantes nas costas de ratos. Em seguidas, foram testadas diversas relações entre os materiais utilizados para detectar aquela com a maior durabilidade. Os resultados possuem características variáveis de elasticidade e resistência, o que permite aos médicos ajustar as propriedades físicas de um implante dependendo das necessidades que surgem.
Em seguida, foram realizados testes em uma clínica do Canadá, na qual pequenos pedaços do material foram injetados em pacientes que fariam cirurgias de preenchimento da barriga. Os implantes duraram aproximadamente 12 semanas, e tiveram como única consequência negativa a inflamação da área ao redor.
A próxima etapa do projeto é constituída por testes clínicos em larga escala. Além de resolver os problemas de irritação, os pesquisadores têm como principal desafio a redução dos materiais sintéticos usados no material. O objetivo final é tornar a novidade disponível o mais breve possível para uso clínico, situação que ainda não tem previsão definida para acontecer.

Osso sintético pode revolucionar a Medicina



A primeira vista, o material medindo 4 mm de diâmetro, lembra um comprimido que se ingerido conforme a recomendação médica poderá curar enfermidades. Porém, apesar da semelhança física e também apresentar propriedades de cura, este corpo de cor esbranquiçada está longe de ser uma pílula. É na verdade, um bionanocompósito criado pela pesquisadora paraense Sabina da Memória Cardoso de Andrade, que poderá ser utilizado para a restauração óssea por perdas provocadas ou não por traumas.
Em outras palavras, este biomaterial forma, na verdade, um novo tipo de osso sintético que, em virtude das substâncias que o compõem, possui potencial para ser usado pela Medicina e odontologia no preenchimento da calota craniana e maxilo facial. Poderá, inclusive, ser usado no preenchimento de falhas ósseas causadas pela retirada de tumores de câncer ósseo em diferentes partes do corpo humano.
Neste sentido, o novo osso sintético abre um leque de esperança para milhares de pacientes que estão a espera de um implante ósseo. O biomaterial foi confeccionado a partir da associação de hidroxiapatita – da qual se aproveitou as propriedades de bioatividades; com a propriedade de absorvição de impacto do poli (álcool vinílico); e mais a ação antibactericida do poliuretano.
EXPERIMENTOS
Os primeiros experimentos com o material, realizados em laboratórios, apresentaram resultados positivos. Neles foram feitos os testes tanto in vitro quanto in vivo (com animais). Contudo, os testes clínicos (em humanos) ainda não foram realizados.
De acordo com a pesquisadora Sabina Andrade, que também é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a pesquisa só ficará disponível para a comunidade acadêmica a partir de setembro deste ano, por causa do processo de patente. 
O estudo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o IFPA, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – onde a dissertação foi desenvolvida e defendida.
AS PESQUISAS
Ela é formada em Engenharia Civil, mas concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica na Área de Materiais e processos de Fabricação. “Eu já trabalhava em processos de fabricação de materiais. Quando fui fazer o meu doutorado já tinha ideia que queria fazer um compósito. Foi quando uma das minha orientadoras sugeriu que eu criasse um biomaterial, daí surgiu este bionanocompósito tanto para área médica como odontológica, disse.
Sabina considerou um grande desafio dar andamento à pesquisa. “Foi um trabalho interdisciplinar no qual tive que estudar o comportamento ósseo e biocompatibilidade do material”, comentou. Em outras palavras, o novo osso sintético deveria ser projetado para atender as características mecânicas necessárias para cumprir a função desejada e pelo tempo que for necessário.
Neste caso, deveria se atentar para que o novo material não fosse rejeitado pelo organismo e sim tolerado pelas células dos tecidos animais.
Intitulado de “Desenvolvimento de bionanocompósitos Poli(álcool vinílico)-Poliuretano/Hidroxiapatita para enxerto maxilo facial”, o estudo da professora Sabina deveria, no primeiro momento, ser utilizado apenas para o tratamento de enxerto maxilo facial. “Mas depois se concluiu que pode ser usado em qualquer parte do esqueleto”, atentou a professora.
Resultado positivo já no dia seguinte ao implante
O processo de fabricação do novo osso sintético é todo feito em laboratório a partir das misturas das substâncias hidroxiapatita, poli (álcool vinílico) e poliuretano. No primeiro momento, foram feitos testes de resistência por compressão. Em seguida, foram os testes in vitro – nos quais se verificou se o biomaterial possuía propriedades citotóxicas, ou seja, nocivas às células e aos tecidos do corpo onde elas seriam inseridas.
Após as conclusões positivas, o estudo partiu para a etapa dos testes in vivo, onde foram utilizados ratos wistar. Os animais foram submetidos a uma cirurgia na qual se retirou um pedaço da calota craniana e num deles foi inserido o osso sintético. “Escolhemos a calota craniana porque a formação tem a mesma origem biológica da maxilofacial”. Também foram implantados no subcutâneo da parte dorsal dos ratos para verificação de adesão muscular, ressaltou Sabina.
RESULTADOS
Os resultados foram considerados excelentes já no primeiro dia após o implante. “O osso sintético preenchido na calota craniana promoveu crescimento celular indicando sinais de integração à estrutura óssea. E em sete dias, começou a se verificar a regeneração dos tecidos naquele local”, enfatizou a pesquisadora.
Ela ressaltou que as substâncias utilizadas no novo osso sintético são absorvidas pelo organismo e o que não é aproveitado é excretado. Isto implica em mais um ponto a favor do biomaterial, uma vez que, ao ser implantado, não necessitará de uma segunda cirurgia para retirá-lo, como ocorre em alguns casos de implante de platina, por exemplo.
Humanos
Questionada se o biomaterial, ou osso sintético, poderá ser utilizado por humanos, Sabina destaca que é necessário fazer mais uma série de testes para começarem a ser feitos os testes clínicos (em pessoas). “É preciso mais estudo e precisamos de mais tempo para responder isto”, destacou. 
“Os primeiros resultados já indicam que o material é excelente e promissor para ser usado em humanos”, afirma. 
O estudo da professora foi defendido em julho do ano passado e somente agora pôde começar a ser divulgado. A demora se deve ao processo de patente da pesquisa.
(Diário do Pará)