segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vice-governador recebe comitiva de Marabá


HIDROVIA DO RIO TOCANTINS
Lideranças pedem que governo interceda em Brasília para deslanchar projetos
Evandro Corrêa
Sucursal do Sul e Sudeste do Pará
O vice-governador Helenilson Pontes recebeu, na manhã de sexta-feira, 12/04/2013, uma comissão composta por empresários, políticos e representantes da sociedade civil do município de Marabá, no sudeste do Pará. Os empresários solicitaram o apoio do governo do Estado para interceder junto ao governo federal sobre a necessidade das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, para viabilizar a hidrovia do Tocantins e, com isso, garantir a siderúrgica de Marabá. Uma nova reunião ocorrerá em 40 dias.
Este é o segundo encontro para tratar o assunto. O primeiro foi dia 2 deste mês, quando Helenilson Pontes, então como governador em exercício, visitou o município. Na ocasião, ele solicitou que a sociedade civil em Marabá elaborasse uma pauta de reivindicações. Segundo o documento apresentado pelos empresários ao vice-governador, é preciso repensar a dinâmica econômica da região sob novos pilares, onde a parceria entre poder público e sociedade é de fundamental importância para o crescimento da região.
No documento elaborado, tendo a frente a Associação Comercial e Industrial de Marabá, os empresários alertam para o fato de que as obras do derrocamento do Pedral do Lourenço têm papel fundamental para o desenvolvimento econômico local. Para que isso se torne realidade, foi proposta a formação de uma comissão estadual liderada por governo, Senado, Câmara e classe empresarial, para argumentar junto ao governo federal sobre a importância das obras.
Entre as outras reivindicações apresentadas estão o andamento do projeto do Distrito Industrial de Marabá; a duplicação da capacidade de produção da Siderúrgica Norte Brasil; a cobrança, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de posicionamento quanto à construção do Porto Público de Marabá; e a continuidade do Parque de Ciência e Tecnologia do Tocantins.
As reivindicações foram discutidas pelo vice-governador e equipe de governo, representada pelos secretários especiais de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Vilmos Grunvald, e de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Leão; além dos secretários de Meio Ambiente, José Colares, e de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal.













Nenhum comentário:

Postar um comentário