sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mulheres de menos de 40 anos podem sofrer com osteoporose.


Doença atinge muito as pessoas que estão na menopausa, mas um estudo da Sociedade Brasileira de Densiometria Óssea comprovou que a osteoporose, mas pode acontecer antes dos 40 anos.

A osteogenia, perda de massa óssea que pode levar à osteoporose, está associada a diversos fatores. Uma das causas da doença seria hormonal: a queda da produção de estrogênio favorece a perda de massa óssea. Isso se dá porque o hormônio feminino está diretamente ligado à absorção do cálcio.

O ciclo menstrual irregular também colabora para o surgimento da doença.

A pesquisa constatou que a alimentação da população feminina brasileira é outro fator que contribui para o surgimento da osteoporose. O ideal, dizem os especialistas, é ingerir 1.200 mg de cálcio por dia, ou o equivalente a quatro copos de 300 ml de leite.

Essa ingestão de cálcio pode ser consumida também sob a forma de iogurte ou queijo. Vegetais de cor verde escuro, como espinafre e bertalha, também são ricos em cálcio.

Para evitar a doença, os médicos recomendam também a prática de exercícios físicos. A absorção de vitamina D por meio do sol também colabora para evitar a osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário