sexta-feira, 12 de abril de 2013

Governo vai reforçar a fiscalização do transporte nas estradas


Cláudio Santos/ Ag. Pará
O chefe da Casa Militar, Fernando Noura, e a subchefe da Casa Civil, Jair Pinto, asseguraram maior fiscalização para coibir as irregularidades relatadas

Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 11/04/2013 às 17:27

As rodovias estaduais deverão receber, até o fim deste mês, reforço integrado de órgãos como Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Militar e Agência de Regulamentação e Controle de Serviços (Arcon). O objetivo é ampliar a segurança e a fiscalização de transportes convencionais e alternativos nas vias públicas, de forma transparente e satisfatória, à população que depende dos coletivos.
A decisão partiu da Casa Civil do Governo do Pará, após diálogo com representantes do Sindicato de Proprietários de Vans e Micro-Ônibus (Sinprovan). O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), depois de paralisação, no pátio do Estádio Olímpico Edyr Proença, o Mangueirão, que reuniu 200 veículos que prestam serviços alternativos de transporte.
Os motoristas saíram de diversos municípios do interior, principalmente da região nordeste do Pará, para decidir, em assembleia, os pontos da categoria a serem reivindicados aos órgãos competentes. A comissão recorreu à Casa Civil para denunciar, entre outras irregularidades, licenças concedidas por algumas prefeituras municipais de forma ilegal a veículos particulares e táxis.
O presidente do Sinprovan, Mário Arouk, defendeu que tanto os transportes alternativos como os convencionais são prejudicados com esta prática. “Com as concessões, carros particulares e táxis vêm fazendo transporte intermunicipal de forma irregular. Reunimos em assembleia nesta manhã e decidimos dialogar com o governo para vermos a melhor forma de solucionar este e outros problemas”, frisou Mário Arouk.
A comissão foi recebida pelo subchefe da Casa Cilvil, Jair Pinto, e pelo chefe da Casa Militar, Fernando Noura, que ouviram atentamente as demandas da categoria, anotaram os pontos mais importantes e urgentes e se propuseram a reunir com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes. Ele reunirá os comandos regionais para que a Segup garanta, de forma integrada, a atuação dos militares e agentes do Detran, juntamente com a Arcon, para evitar as irregularidades denunciadas.
“É importante que a categoria traga, via protocolo, à Casa Civil, um ofício enumerando e especificando os itens de sua pauta de reivindicações. Enquanto isso, ainda esta semana, nos reuniremos com secretário de Segurança Pública para tomar as devidas providências. É importante que a segurança trabalhe de forma planejada e integrada. E vocês, do Sinprovan, é quem irão nos ajudar nesta fiscalização e nos darão diretrizes para, juntos, combatermos o fluxo de transporte clandestino e irregular”, asseverou Jair Pinto.
Após os encaminhamentos, Mário Arouk saiu satisfeito com as propostas sugeridas pelos representes governamentais. “A reunião foi satisfatória para nós, sem sombra de dúvida. A ação integrada da segurança nos permitirá inibir as pessoas que estão mal intencionadas e trabalhando fora da legalidade”, reconheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário