sexta-feira, 26 de abril de 2013

PF prende 38 suspeitos de fraudar seguro desemprego

Os 38 suspeitos foram presos no Pará e Amapá, diz polícia. Fraude teria custado R$ 18 milhões aos cofres públicos desde 2010.

PF prende 38 suspeitos de fraudar seguro desemprego
Polícia Federal prendeu 38 suspeitos de fraudes
Pará - A Polícia Federal prendeu 38 suspeitos de terem fraudado concessões de seguro desemprego para pescadores artesanais no Pará e Amapá. Segundo a polícia, o golpe resultou em um prejuízo para os cofres da União de R$ 18 milhões desde o ano de 2010. As prisões aconteceram durante as operações "Tétis" e "Proteu", realizadas nesta quinta-feira (25) com o apoio da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego em vários municípios do arquipélago do Marajó, em Belém e no nordeste do Pará, além do Oiapoque e Laranjal do Jari, no Amapá.

Dentre os 38 presos estão 13 servidores públicos da Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e SINE (Sistema Nacional de Emprego), além de presidentes de colônias de pescadores e vigilantes de agências bancárias. Além das prisões, também foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão, bloqueios de 44 contas bancárias e cancelamentos de 19 Registros Gerais de Pesca.
De acordo com a Polícia Federal, os criminosos atuavam providenciando a documentação necessária para que moradores dos municípios conseguissem a documentação necessária para o seguro, o que caracteriza os crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato qualificado.

Investigações
Segundo os policiais, o caso está sendo investigado há aproximadamente dez meses. Foram analisados mais de quatrocentos inquéritos, que apontaram fraudes na concessão e recebimento do seguro que é dado para pescadores artesanais durante os períodos em que a atividade é proibida.

As investigações apontaram que as fraudes aconteciam principalmente em Belém, Curralinho, Breves, Soure e Salvaterra, onde - de acordo com os policiais - 78 suspeitos de serem beneficiados pelo seguro trabalham na prefeitura municipal. Em todos os municípios, as investigações teriam encontrado indícios da participação de servidores públicos na facilitação da fraude.

Ainda de acordo com a PF, esta é a primeira vez que uma ação coordenada é realizada no Pará para combater fraudes no seguro de supostos pescadores. Ainda de acordo com os policiais, o estado chegou a concentrar 44% de todos os benefícios dados a pescadores em todo o país e, de acordo com a polícia, grande parte destes benefícios seriam fraudados.

Fonte: G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário