quarta-feira, 17 de abril de 2013

Simão Jatene ministra Aula Magna na Escola Superior de Magistratura


Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 16/04/2013 às 13:24

O início das atividades acadêmicas da Escola Superior de Magistratura do Estado do Pará foi marcado por uma Aula Magna ministrada pelo governador Simão Jatene, na manhã desta terça-feira, 16. Com o tema “Um pacto pelo Pará”, o chefe do Executivo Estadual expôs aos magistrados a realidade do estado, mostrando suas características específicas, principais desafios, avanços e a busca por um novo eixo de desenvolvimento.
Já na abertura da palestra, o governador destacou uma citação de sua própria autoria e que sempre costuma utilizar para ilustrar a construção do processo de desenvolvimento de qualquer país, região, estado ou município: “Se a história dos homens, nem de longe, se confunde com a história da vida, é impossível negar o quanto a curta história dos homens tem alterado a história da vida, inclusive da vida dos homens”. Jatene ressaltou que este processo deve considerar, em primeira instância, as características particulares de cada região e, em segundo lugar, o estágio do desenvolvimento civilizatório da sociedade global.
Outro ponto abordado pelo governador foi o desafio global, que envolve a questão climática. “A crise climática atingirá todos os países, em especial as regiões e classes mais pobres, que têm menor grau de proteção e capacidade de reação, e que foram as que menos contribuíram e contribuem para o problema, o que só agrava a questão social”. E para o enfrentamento desta crise, citou a importância da implantação da tripla revolução: pelo conhecimento, produção e novas formas de gestão e governança.
Simão Jatene falou ainda sobre os novos caminhos que o Pará está buscando, principalmente através de iniciativas como o Programa Municípios Verdes, as taxas de fiscalização sobre exploração dos recursos minerais e o pacto pela educação. Na opinião do governador, as transformações pelas quais o mundo vem passando só aumentam a importância da Amazônia e do Pará para o equilíbrio do planeta, evidenciando  a necessidade de ajustar o modelo de ocupação. “É urgente rever a lógica de implantação dos grandes projetos, mostrando que a forma correta da Amazônia contribuir para o desenvolvimento brasileiro é através de seu próprio desenvolvimento”, disse.
Ao final da aula magna, ele agradeceu aos magistrados e definiu o momento como uma oportunidade ímpar para uma reflexão conjunta de pessoas que tem a tarefa de enfrentar os grandes desafios do estado. “Só uma grande aliança suprapartidária e entre os vários segmentos presentes no estado é capaz de formatar um novo modelo e cobrar responsabilidades”, concluiu.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora


Luzia Nadja Nascimento, falando em nome dos magistrados, assegurou que todas as informações repassadas pelo chefe do Executivo Estadual serão absorvidas e serão bastante úteis para o desenvolvimento do trabalho do Judiciário. “Muitos podiam achar que a palestra não teria muito a ver com as nossas atividades, mas a aula do governador nos esclareceu muitos pontos e nos fez perceber a importância de compreendermos melhor esse momento que vive a sociedade global. A tripla revolução, como ele colocou, e que passa principalmente pela questão do conhecimento, é essencial para o enfrentamento dos nossos desafios”, asseverou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário