domingo, 11 de agosto de 2013

Pé na Estrada




Edição de 11/08/2013 - Jornal Amazônia
 Capanema na lista dos municípios mais violentos do Pará

A cidade de Capanema já é uma das cidades mais violentas do interior do Pará, em que pese estarem instaladas nessa cidade a sede do 11º Batalhão da Polícia Militar do Estado (BPM) e a Superintendência Regional da Polícia Civil. Só na semana finda, até na última quinta-feira, havia ocorrido em Capanema cinco grandes assaltos, tanto a estabelecimentos comerciais como a residências invadidas por bandos armados, além de dois homicídios, um a tiros e outro a facadas. As "saidinhas" bancárias viraram práticas recorrentes em Capanema. Assaltos a ônibus e vans também ocorrem com frequência na região.
Os assaltos ocorrem também nas estradas de acesso à cidade. Dias atrás, um carro de uma concessionária de motocicletas foi roubado na estrada Capanema-Salinas. Os bandidos armados levaram o carro e a carretinha conjugada que carregava três motocicletas. Um caminhão da empresa da família do prefeito também foi assaltado. Por denunciar a bandidagem e também a corrupção política na região, por meio do seu programa "Patrulhão", na Princesa-FM, o radialista Jairo Souza está sendo ameaçados de morte. Audiência Pública sobre segurança já foi realizada na Câmara Municipal, mas não deu resultado.
Comitê Nacional Frente à Mineração
O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), Charles Alcantara, teve seu nome aprovado como integrante da comissão executiva do Comitê Nacional Frente à Mineração. O evento ocorreu durante programação em Brasília, de 6 a 8 de agosto, quando foi realizada a Grande Plenária do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, formada por 120 entidades brasileiras para debater o novo marco regulatório da mineração no Brasil.
Prazo de entrega do ITR 2013 começa em 19 de agosto
Começa no dia 19 de agosto o prazo para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) de 2013, junto à Receita Federal. O documento é obrigatório para pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis rurais, titulares do domínio ou possuidoras, a qualquer título, incluindo aquelas que somente usufruem do imóvel. As regras para o ITR 2013 estão na Instrução Normativa (IN) 1.380. Quem não fizer a declaração ficará impedido de tirar a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e para a obtenção de financiamento agrícola. A data final é 30 de setembro.
Comunidade cobra poço com dinheiro de emenda
A população da vila Jessé Guimarães, distante 40 quilômetros de Bragança, está cobrando um poço comunitário que deveria ser escavado na localidade, com recursos de uma emenda parlamentar estadual, no valor de R$ 24.500,00. Lideranças da localidade dizem que a empresa Perfure Service, de Bragança, contratada para executar a obra, não terminou o serviço. A população, que continua sem água, exige que o poço seja perfurado conforme o projeto que justificou a liberação da emenda.
Hospital Regional de Cametá em pauta
Requalificação e reaparelhamento do Hospital Regional de Cametá estão sendo pleiteados por políticos e lideranças sociais da região. O hospital já existe há anos, mas ainda não atende as necessidades da sua abrangência, composta pelos municípios, além de Cametá (130 mil habitantes), Oeiras do Pará (30 mil habitantes) e Limoeiro do Ajuru (25 mil habitantes). O acesso ao Hospital do Trevo de Igarapé-Miri, quando este for construído, será problemático, pois só a travessia de balsa no rio Tocantins leva cerca de duas horas até na localidade do Carapajó, daí mais meia hora até no Trevo, desde que as pontes em rios do trecho também sejam concluídas.
Família de mãe e bebê denuncia descaso
O hospital São Joaquim, em Capanema, está mergulhado em críticas por causa da queda na qualidade dos atendimentos, agravando-se na semana passada com o episódio da morte de uma mãe e seu bebê. Familiares denunciaram descaso médico durante o trabalho de parto. O hospital São Joaquim, que atende pacientes dos mais de 20 municípios da região do Caetés, principalmente os do Sistema Único de Saúde (SUS), seria fechado no final de agosto para ser transformado em Hospital Regional, mas este só seria inaugurado daqui a um ano e meio aproximadamente.
VIAJANDO

Mototaxistas - Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deu até o final de agosto para que todos os mototaxistas do País façam o curso de capacitação, sob a pena de não poderem mais licenciar suas motos como de aluguel.
No Pará - Em todo o Estado do Pará existem 74 mil mototaxistas, mas até agora pouco mais de 200 fizeram o curso de capacitação porque este só é ministrado em Belém, Marabá e Santarém, com duração de 120 dias.
Feliz dia dos Pais! "Ensina o teu filho no caminho em que ele deve andar e quando crescer não se desviará dele". É texto bíblico, com o qual saudamos todos os pais pelo seu dia que transcorre neste domingo.

Fonte: Jornal Amazônia - 11/08/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário