segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Governador afirma que Santa Casa não mudará de nome




Antônio Silva/Ag. Pará Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 12/08/2013 às 17:13

A edição do programa de rádio Prestando Contas desta segunda-feira (12) foi dedicada pelo governador Simão Jatene à nova Santa Casa de Misericórdia do Pará. O governador reiterou aos ouvintes que o novo prédio não será privatizado, e nem será gerenciado por uma OS (Organização Social).
Ele também enfatizou que o nome da Santa Casa não será mudado. Segundo o governador, apenas a nova unidade será denominada “Unidade Materno-Infantil Dr. Almir Gabriel”, em reconhecimento ao trabalho do médico que governou o Estado por oito anos.
Jatene disse que muitas pessoas já devem ter ouvido falar sobre privatização da Santa Casa. “O que tenho a dizer sobre isso é que esses comentários são uma grande bobagem. Primeiro, que nunca nos passou pela cabeça privatizar a Santa Casa. Isso me lembra o mesmo discurso e a mesma conversa que eu ouvi quando nós construímos o Hospital Metropolitano. Então, eu vou fazer uma pergunta clara. Você conhece alguém que tenha tido que pagar para ser atendido no Hospital Metropolitano? Ou os nossos amigos de Santarém conhecem alguém que pagou para ser atendido no Hospital de Média e Alta Complexidade do Tapajós? Ou a turma de Marabá, conhece alguém que precisou pagar para ser atendido no Hospital de Marabá ou no Hospital de Redenção, ou de Altamira? De forma alguma isso acontece nos hospitais de média e alta complexidade que fizemos, os quais são, inclusive, gerenciados por OS”, disse.
O governador foi enfático ao afirmar que a Santa Casa não será privatizada e nem administrada por uma OS. “Faço questão de deixar isso de forma muito clara, para que não sirva de manipulação por pessoas inescrupulosas. A Santa Casa não será nem privatizada, nem vai ser OS. Não vai ser OS porque os estudos mostraram que essa não era a melhor alternativa para o caso particular da Santa Casa. A melhor alternativa, pela qual nós optamos, é a administração direta. É o melhor caminho nesse momento”, completou.
Ele informou que haverá mudanças de gestão. “E o que eu chamo de mudanças de gestão? É, na verdade, você implantar novos protocolos, ter sistema de avaliação, avaliação de qualidade de serviço, dos servidores, porque só assim nós vamos conseguir excelência. Que a gente possa ter mecanismos que ajudem a gestão a avançar, em que cada servidor se sinta comprometido e responsável pela melhoria da própria saúde”, frisou.
Simão Jatene também fez questão de registrar que, durante sua última visita à Santa Casa, conversou com um grupo de servidores, e considerou o resultado muito positivo. “Saí de lá muito feliz, porque olhei nos olhos das pessoas, porque vi no olhar de muitos a crença e a esperança, a determinação, a vontade de fazer uma saúde melhor. E o que eu quero é a solidariedade, a parceria desses servidores, para a gente construir efetivamente um novo padrão de atendimento na Santa Casa. Que não seja apenas um prédio novo, mas que seja, de fato, casa nova, vida nova, com muito mais qualidade, muito mais atendimento para a nossa gente, que é, em última instância, quem financia todos nós”, enfatizou.
Denominação – Outro ponto abordado pelo governador no programa de rádio foi a denominação da nova Santa Casa. “Agora que o discurso da privatização se consolida como uma grande mentira, estão querendo inventar outra coisa, que nós queremos mudar o nome da Santa Casa. É claro que isso tem por trás grupos políticos que não têm nenhum interesse, a não ser confundir a população, para ver se conseguem algum espaço no jogo político”, reiterou.
Simão Jatene afirmou que a instituição sempre foi, e continuará sendo denominada de Santa Casa. “A verdade é que ela tem vários pavilhões, e todo mundo sabe disso. Ela tem vários prédios e novas unidades. Esta nova unidade é que nós estamos propondo que seja chamada ‘Unidade Materno-Infantil Dr. Almir Gabriel’. Entendo isso como uma justa homenagem a um médico reconhecido no nosso Estado, e que viveu grande parte de sua vida na Santa Casa, além de ter sido um grande governador. Não é só pelo fato de ter sido político. É por ter sido um médico reconhecidamente competente, e trabalhado nos porões da Santa Casa salvando vidas. É por isso que estamos propondo o nome dele para esta unidade específica”, explicou. O governador ressaltou ainda o compromisso de entregar, no final de agosto, a nova unidade da Santa Casa para a população.
Ele anunciou que o prédio antigo passará por mudanças, assim que os pacientes forem transferidos para o novo prédio. “A nova Santa Casa terá mais de 400 leitos, e com isso estamos dando um passo muito importante na área materno-infantil. Vamos liberar grande parte do prédio antigo para fazer as reformas que ele precisa há algum tempo. Já estamos com uma equipe de engenheiros vendo o que vai ser desocupado, para trabalhar no prédio antigo. Tenho certeza que, ao final, se vai dar um grande passo. É importante ressaltar que administrar é isso mesmo. A gente não tem condições ideais, então é preciso trabalhar com o disponível. Mas esse é o grande desafio de governar”, finalizou.



Texto: Bruna Campos - Secom



Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário