domingo, 4 de agosto de 2013

Pé na Estrada




Adepará promete greve
por tempo indeterminado
Os servidores da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará) aguardam ansiosos que o governo do Estado cumpra a sua parte no acordo feito entre as partes sobre o Plano de Cargos e Salários.
No dia 20 de agosto o ministro da agricultura, Wagner Rossi, estará em São Luiz do Maranhão assinando o decreto que estabelece avanço de área livre da febre aftosa com vacinação em vários Estados do norte e nordeste do País, entre estes, o Pará. E caso o governo do Estado não resolva o problema da Adepará antes dessa data, os servidores da Agência prometem entrar em greve por tempo indeterminado.
O ministro da Agricultura teria cobrado o Plano de Cargos e Salários de todos os Estados que alcançaram o avanço de área livre, entre estes, além do Pará, o Ceará, Maranhão, Piauí e outros. Só o Pará ainda não atendeu a recomendação ministerial, reclamam os servidores.

A força do Baixo Tocantins
Recente levantamento feito pelo Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal (Codesei) revela que os nove municípios que compõem a região de integração do Baixo Tocantins somam juntos uma população de 737.045 habitantes e 488.421 eleitores, representando 10% de ambos os grupos em todo o Estado. Eis estatística: Abaetetuba (141.100 habitantes e 95.310 eleitores), Cametá (120.896 habitantes e 78.146 eleitores), Barcarena (99.859 habitantes e 70.023 eleitores), Tailândia (79.297 habitantes e 42.077 eleitores), Moju (70.018 habitantes e 44.630 eleitores), Igarapé-Miri (58 .077 habitantes e 43.837 eleitores), Acará (53.569 habitantes e 37.109 eleitores), Baião (36.882 habitantes e 21.784 eleitores), Mocajuba (26.731 habitantes e 20.524 eleitores), Oeiras do Pará (25.595 habitantes e 17.987 eleitores) e Limoeiro do Ajuru (25.021 habitantes e 16.994 eleitores).
Banpará causa
problemas a clientes
O Banco do Estado do Pará (Banpará) está causando problemas a seus clientes no nordeste do Pará. A agência de Capitão Poço está desde a última quarta-feira acusando deficiência de comunicação com a agência central, reclamam clientes, muitos impedidos de sacar seus salários. Desesperados, recorrem à agência de Capanema, a 70 km de distância, e também encontram a agência com o mesmo problema.
PF apreende documentos em Capanema
A Polícia Federal deu "batida" na prefeitura de Capanema e também nos prédios das secretarias municipais de Saúde e de Finanças. Nas investidas, a PF apreendeu pastas com documentos, levados para análise pelo Ministério Público Federal, pois fazem parte de denúncias de irregularidades em compras de medicamentos sem licitações feitas no ano de 2009. O Ministério Público explica que recorreu à Polícia Federal porque já havia solicitado diversas vezes as informações referentes às compras denunciadas, mas em nenhuma foi atendido.
Concluído o perfil para o Hospital
do Trevo
O colegiado de secretários municipais do Baixo Tocantins já realizou, por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o perfil epidemiológico da região, que embasa o projeto de construção do Hospital Regional do Trevo de Igarapé-Miri, para atender a uma população de aproximadamente 800 mil habitantes em 11 municípios próximos. Existe um compromisso do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a liberação dos recursos para a construção desse hospital, que é uma demanda histórica da região, especificamente dos municípios da margem direita do rio Tocantins, explica o Codesei (Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal), que assessorou tecnicamente a elaboração do perfil epidemiológico.
Federação das
Apaes promove
Festival de Arte
"Nossa Arte, Nossa Gente" é o tema do "IV Festival Estadual Nossa Arte" que será realizado nos dias 9 e 10 de agosto, pela Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-Pa), quando várias unidades apaeanas participarão do evento. O Festival servirá para promover e estimular o desenvolvimento e a integração da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, por meio da arte. No dia 9, pela manhã, durante o congresso técnico, na Apae-Belém, a coordenadora estadual de arte da Feapaes-Pa, Marilene Miguel, estará orientando os coordenadores regionais sobre as regras do evento.

VIAJANDO

Ourém - Falta de remédio preocupa moradores de Ourém. Moradores da zona rural sofrem mais, porque na maioria das localidades sequer existe posto de saúde. As vicinais não prestam e dificultam ainda mais a locomoção de doentes.
Capanema - Cresce a onda de violência no município de Capanema e municípios circunvizinhos depois que o popular delegado Hilmar Firmino deixou a Superintendência da região para assumir a Delegacia Geral, em Belém.

Postado por Manolo Alves 
Edição de 04/08/2013
redacao@jornalamazonia.com.br
colunadomanolo@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário