sexta-feira, 31 de maio de 2013

Paragominas vence 'Prefeito empreendedor' ( Ano 2005 )





O prefeito de Paragominas, Adnan Demacki, foi o grande vencedor do prêmio 'Prefeito Empreendedor 2005', promovido pelo Sebrae desde 2001 e que tem o objetivo de valorizar as administrações que investem em ações de geração de emprego e renda.

A cerimônia de entrega dos prêmio foi realizada nesta segunda-feira (27), na sede do Sebrae-Pará, em Belém. O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA, Fernando Yamada e o prefeito em exercício de Belém, Manoel Pioneiro, estiveram no evento.

'Na edição de 2005, foram 29 municípios inscritos, apenas trezes selecionados após julgamento de uma comissão especializada, formada por empresários, funcionários do Sebrae e representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Todos os treze prefeitos com projetos selecionados receberam um certificado de participação', explicou Allan Gabbay do Nascimento, coordenador do 'Prefeito Empreendedor' no Pará.

Finalistas - Além do vencedor, outras duas cidades foram finalistas e receberam um troféu: Santarém, através da prefeita  Maria do Carmo e Tailândia, com o prefeito Paulo Liberte Jasper.

Santarém recebeu o prêmio por dois projetos: eletrificação rural através de mini-usinas hidrelétricas em áreas de assentamento e a escola de economia solidária.

Já o município de Tailândia foi finalista com ações de infra-estrutura, como pavimentação de vias urbanas, manutenção de estradas vicinais e o projeto Briquete, que recicla serragem que seria jogada fora.

Incentivo - Para a diretora-superintendente do Sebrae-PA, Lecy Garcia, o prêmio é um incentivo para os municípios que prezam pela geração de emprego. O relativo baixo número de municípios inscritos - 29 de 143 municípios paraenses -  reflete a dificuldade que os prefeitos encontram para implantar projetos de empreendedorismo. 'Tivemos avanços, passou de 19, em 2003 e chegamos a 29. Mas ainda é muito pouco. A intenção é dar visibilidade, incentivar e provar que essas ações deram certo e como deram certo. Assim, outros gestores podem usar o mesmo programa em suas cidades. É essa troca de conhecimento que queremos realizar com o prêmio', explica Lecy.

Vencedor - O projeto de Paragominas, vencedor do prêmio, traz seis ações. 'Todas buscam movimentar a economia da cidade, através de incentivo ao comércio e produção local', explicou o prefeito Adnan Demacki. 'Um desses exemplos é simples: a compra de alimentos para a merenda escolar de agricultures. Também promovemos a Feira Agropecuária de Paragominas e o Pólo Moveleiro. Outra iniciativa de geração de emprego foi o acordo com a Vale do Rio Doce para a extração de bauxita', completou.

O prefeito afirma ainda que a contenção de gastos e investimentos de fora em infraestrutura permitiram para o município aplicar 38% de sua renda em educação.

Prêmio - No Estado, o processo de seleção para concorrer ao 'Prefeito Empreendedor' começou em outubro de 2005, com a abertura das inscrições. Visitas foram realizadas aos municípios para divulgar o prêmio e incentivar as prefeituras a participarem.

As prefeituras que se inscreveram no Estado foram: Augusto Corrêa, Ananindeua, Altamira, Água Azul do Norte, Bragança, Belém, Barcarena, Capanema, Castanhal, Concórdia do Pará, Eldorado do Carajás, Inhangapi, Marituba, Paragominas, Quatipuru, Redenção, Santarém, Santa Maria das Barreiras, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Soure, São João de Pirabas, São Félix do Xingu, Santarém Novo, Tucuruí, Tailândia, Tucumã e Terra Alta.

A edição 2005 do prêmio trouxe novidades. Foram escolhidos quatro destaques temáticos: tratamento diferenciado às MPE – tributos e desburocratização; planejamento, estruturação e governança local para o desenvolvimento; promoção do turismo de excelência; e utilização de royalties e compensações financeiras na promoção do desenvolvimento local.
tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário