quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fogo destrói apartamento



Edição de 01/05/2013 - Jornal Amazônia


Nada sobrou do imóvel do nono andar do edifício Rio Nino, em Nazaré; no Telégrafo, casa de ocupação ficou em chamas
Dois incêndios foram registrados ontem à noite em Belém nos bairros de Nazaré e Telégrafo. Ninguém se feriu. Em Nazaré, o fogo destruiu um apartamento. Já no Telégrafo, uma residência foi atingida pelas chamas.
Por volta das 20h30 foi dado o alerta de que um apartamento localizado no nono andar do edifício Rio Mino estava em chamas. A moradora do local havia saído momentos antes e teria deixado uma vela acesa, segundo as primeiras informações. Moradores do prédio saíram às pressas e o local foi tomado por tumulto e desespero.
O prédio de 19 andares e 133 apartamentos fica na avenida Gentil Bittencourt, entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro. Cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam por cerca de uma hora para debelar as chamas, que consumiram todos os móveis do apartamento. Segundo o major Brito, que comandou a operação, foram usados os sistemas preventivos de combate à incêndio do prédio Rio Nino e também do prédio ao lado. Enquanto uma equipe de bombeiros combatia o fogo no local, outra equipe se posicionou em apartamentos do prédio ao lado com as mangueiras de água. 'Além de debelar o incêndio no apartamento em questão, também foi necessário resfriar os apartamentos próximos para que não fossem atingidos pelas chamas', afirmou o major.


Brito disse que havia um grande volume de papel no apartamento, o que provavelmente contribuiu para que as chamas se alastrassem. 'Todos os cômodos foram atingidos e todos os móveis e eletrodomésticos foram destruídos', contou.
Quando a notícia do incêndio se espalhou, os porteiros do prédio e os moradores começaram a alertar uns aos outros. 'Começaram a gritar e houve desespero na hora de descer as escadas. Tinha gente chorando, gente caindo nas escadas, foi um pânico', contou a moradora Suely Paraguaçu. Ao chegar ao local, o Corpo de Bombeiros alertou aos moradores idosos que era melhor ficarem em suas residências, já que os corredores e escadas estavam cheios de fumaça. 'Naquele momento era mais seguro que os idosos não saíssem', explicou.
A moradora Michele Heguchi contou que não estava no prédio quando soube do incêndio. 'Eu voltei correndo para pegar minha duas gatas de estimação, fiquei com medo que as chamas se alastrassem para o andar de baixo, onde eu moro', contou. Assim como Michele, vários moradores também desceram com seus gatos e cachorros. O cachorro de estimação da moradora do apartamento que pegou fogo conseguiu sair quando a porta do local foi arrombada. 'Ele estava lá dentro e quando arrombaram a porta, saiu correndo. Ele ainda está assustado e com algumas marcas vermelhas na pele, mas se salvou', afirmou Carlos Brito, morador que ficou tomando conta do cachorro até a volta da dona.
O nome da moradora do apartamento não foi divulgado. Ela morava de aluguel e, no local, a informação era que ela teria deixado uma vela acesa e saiu para ir ao médico. O major Brito disse que ainda não era possível dizer o que deu início ao fogo. 'Apenas a perícia poderá confirmar. Mas de antemão já podemos alertar as pessoas que não deixem eletrodomésticos e eletrônicos ligados na tomada ou velas acesas quando forem deixar suas casas', enfatizou. O major disse ainda que os moradores poderiam retornar aos seus apartamentos ainda ontem, depois que fosse finalizado o trabalho de resfriamento.
Telégrafo - O outro incêndio ocorreu na passagem Santa Maria, em uma área de ocupação com a acesso pela rodovia Artur Bernardes, no bairro do Telégrafo. Segundo o capitão Luiz Alfredo, do Centro Integrado de Operações (Ciop), uma residência foi atingida. 'Era uma casa que tinha parte de madeira e parte de alvenaria', afirmou. O risco de que as chamas se alastrassem para as outras casas de madeira próximas causou princípio de pânico no local. Moradores de várias residências tiraram móveis e diversos objetos, que ficaram na rua até que as chamas fossem completamente debeladas. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros combateram o incêndio, ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário