
A cerimônia de entrega dos prêmio foi realizada nesta segunda-feira (27), na sede do Sebrae-Pará, em Belém. O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA, Fernando Yamada e o prefeito em exercício de Belém, Manoel Pioneiro, estiveram no evento.
'Na edição de 2005, foram 29 municípios inscritos, apenas trezes selecionados após julgamento de uma comissão especializada, formada por empresários, funcionários do Sebrae e representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Todos os treze prefeitos com projetos selecionados receberam um certificado de participação', explicou Allan Gabbay do Nascimento, coordenador do 'Prefeito Empreendedor' no Pará.

Santarém recebeu o prêmio por dois projetos: eletrificação rural através de mini-usinas hidrelétricas em áreas de assentamento e a escola de economia solidária.
Já o município de Tailândia foi finalista com ações de infra-estrutura, como pavimentação de vias urbanas, manutenção de estradas vicinais e o projeto Briquete, que recicla serragem que seria jogada fora.


O prefeito afirma ainda que a contenção de gastos e investimentos de fora em infraestrutura permitiram para o município aplicar 38% de sua renda em educação.

As prefeituras que se inscreveram no Estado foram: Augusto Corrêa, Ananindeua, Altamira, Água Azul do Norte, Bragança, Belém, Barcarena, Capanema, Castanhal, Concórdia do Pará, Eldorado do Carajás, Inhangapi, Marituba, Paragominas, Quatipuru, Redenção, Santarém, Santa Maria das Barreiras, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Soure, São João de Pirabas, São Félix do Xingu, Santarém Novo, Tucuruí, Tailândia, Tucumã e Terra Alta.
A edição 2005 do prêmio trouxe novidades. Foram escolhidos quatro destaques temáticos: tratamento diferenciado às MPE – tributos e desburocratização; planejamento, estruturação e governança local para o desenvolvimento; promoção do turismo de excelência; e utilização de royalties e compensações financeiras na promoção do desenvolvimento local.