quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Setor florestal protesta contra lentidão da Sema



Empresários, engenheiros, técnicos e trabalhadores do setor florestal e madeireiro realizaram ontem protesto em frente ao prédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), principal responsável pelos licenciamentos florestais, contra a demora no andamento de projetos, como o de manejo florestal, que dependem da aprovação da secretaria.
Segundo os manifestantes, o debate envolve cerca de 180 mil pessoas que dependem dessa atividade como fonte de emprego e renda e que gera cerca de R$ 500 milhões por ano para a economia do Pará. “A Sema é morosa na análise do manejo florestal e L.O. (licenças de operação). Chegamos a esperar de dois a quatro anos para receber uma licença de manejo florestal. Já aguardamos quase sete anos para a liberação de uma L.O.”, disse o engenheiro Leonardo Carvalho.
“Este atraso com os processos prejudica milhares de pessoas, além do crescimento do estado”, completou Manoel Martins, da Associação de agricultores de mais de 40 municípios do Estado. O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Alberto Colares, recebeu manifestantes a portas fechadas para discutir as principais reivindicações, como a celeridade na análise dos processos de manejo; acesso dos engenheiros florestais em todos os departamentos com o intuito de poder acompanhar e ter conhecimento dos projetos; melhoria nas instruções normativas através de parcerias com universidades e aperfeiçoamento dos servidores daa Sema, para que atendam com maior agilidade.
Fonte: Diário do Pará - 05/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário