quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Governo estuda a implantação da escola profissional rural no Pará

Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 21/11/2013 às 16:02

O Governo do Pará venceu mais uma etapa de visita à Universidade Rural da Baviera, na Alemanha, para discussão do novo modelo de gestão do setor agropecuário com base na experiência alemã. O método, voltado à profissionalização do agricultor, tem a prática bem mais intensificada que a teoria, e os alunos são indicados pelas empresas ou propriedades rurais.
A secretária adjunta da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), Eliana Zacca, que voltou nesta quarta-feira (20) da Alemanha, informou que na próxima semana deverá reunir para traçar um plano de trabalho visando iniciar a implantação da escola profissionalizante no interior paraense. Os princípios do padrão alemão serão adaptados à realidade do Pará com o fim de formar pessoal nos diversos segmentos da economia rural.
O governo do Estado pretende incluir a escola profissionalizante no projeto da Universidade Tecnológica do Pará (Unitec), em implantação no Estado, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A Unitec também adotará o sistema alemão de desenvolvimento rural sustentável pautado na integração universidade e indústria. O Pará será o ponto de partida desse modelo de gestão rural no país.
O projeto piloto desse novo modelo de defesa agropecuária já foi iniciado com o processo de padronização da receita do queijo do Marajó, que vai determinar a indicação de origem ou classificação geográfica do produto. O protocolo de padronização do queijo marajoara já foi elaborado pela Sagri e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e atualmente está em Brasília para aprovação.
O trabalho dá início também, no país, à criação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) voltado à produção artesanal. O chamado SIF não industrial vai permitir a exportação dos produtos que estejam dentro das normas de comercialização e abrir novos mercados para os produtores artesanais.

Texto: Leni Sampaio - Sagri Fone: (91) 4006-1210 / (91) 9114-3113
Email: lenisampaio@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Agricultura
Travesa do Chaco, 2232. Belém-PA. CEP 66090-120
Fone: (91) 3226-8904/ 3226-1363
Site: www.sagri.pa.gov.br Email: gabinete@sagri.pa.gov.br / sandra.normando@sagri.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário