terça-feira, 5 de novembro de 2013

População de Tailândia ganha UCI para atendimento de casos mais graves

04/11/2013
O Governo do Estado inaugurou na manhã de sexta-feira, 01, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Tailândia, que contará com 10 leitos, sendo seis para pacientes adultos, três para crianças e um leito neonatal. A unidade funcionará em regime semi-intensivo para receber pacientes em estado grave, que terão seu quadro de saúde estabilizado para, então, serem transferidos para outro hospital ou para outra unidade dentro do próprio HGT. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Estado, do município e membros da diretoria do Hospital Geral, além da representante do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o HGT desde julho deste ano.
      
O secretário especial de Estado de Proteção e Desenvolvimento Social, Adnan Demachki , ressaltou em seu pronunciamento que, desde que o Estado assumiu o HGT as melhorias vem crescendo e se tornando mais perceptíveis aos usuários. Esse é o desejo do governador Simão Jatene, que apesar de não ter conseguido estar aqui hoje, fez questão de mandar sua mensagem e ressaltar que a saúde é prioridade em seu governo”, destacou o secretário, revelando que até o final do governo serão inaugurados um total de 1.200 leitos. Para Adnan Demachki, isso significa mais atenção à saúde.
      
Integrante da comitiva governamental, a secretária adjunta da Sespa, Heloisa Guimarães, destacou a alegria em poder compartilhar desse momento. “Para nós é motivo de muita satisfação poder voltar aqui depois de quatro meses para a realização desse, que era um anseio de toda a população da região. Esse novo serviço vem trazer mais tranquidade às famílias de Tailândia e municípios vizinhos”, comentou, justificando que a UCI conta com  equipe de intensivistas e isso faz toda a diferença na primeira hora de atendimento de um acidente. É nessas primeiras horas que se consegue salvar 80% das vidas", disse. Ela também ressaltou a importância do acesso ao serviço, a disponibilidade de equipamentos, medicamentos, equipe treinada e fisioterapia para posterior finalização do atendimento.
Heloísa Guimarães também fez questão de ressaltar a importância dos Hospitais Regionais e citou o setor de ortopedia como um das maiores avanços do HGT, pois antes disso essa especialidade só existia nos grandes centros. “Antes, os pacientes esperavam de seis a oito meses na fila para conseguir uma cirurgia. Hoje você consegue isso em uma semana, no máximo”.
      
Logo em seguida, a gerente administrativa do INDSH, Eneida Peçanha de Vasconcelos, ressaltou as melhorias significativas registradas em apenas quatro meses de gestão do HGT, em parceria com o Governo do Estado. “Agora temos condições reais de atender as necessidades dos nossos usuários. E o nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento. Por isso faço questão de agradecer a confiança de todos”, declarou.
Para o diretor administrativo e financeiro do HGT, Izair Polack, a inauguração da UCI vem somar-se aos serviços já oferecidos. Hoje, temos oito médicos 24 horas para atendimento de nossos usuários. “Agora , com o apoio do governo do Estado e da prefeitura local, vamos empenhar todos os esforços para atender e contemplar a população de Tailândia”.
      
O prefeito de Tailândia, Ney da Saúde, parabenizou a iniciativa e agradeceu a todos pelo esforço e empenho. “O acesso à saúde é um desafio e, para garantir um serviço de qualidade é necessário o comprometimento do Governo, que implementa ações que asseguram a cidadania do povo de Tailândia e do Pará. Parabenizo o Governo, o instituto e a direção do HGT e todos envolvidos em busca de uma saúde cada vez melhor”.
Participaram do evento, também, o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa; a vice-prefeita de Tailândia, Maria Júlia Celestino; o secretário municipal de Saúde, Luciano Tambaroti; a diretora executiva do Hospital Regional Público do Marajó, Cleide Rillo; o chefe de gabinete da prefeitura, Biligan da Silva Cunha; a vereadora Fátima do Turi; Arthur Lobo, da Sespa.
      
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia está localizado na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações: (91) 3752-1273 e 8895-3089.
Fonte: Agência Pará
Texto:
Vera Rojas - HGT - Tailância
Fone:  / (91) 8895-3089
Email: imprensa.hemopa@yahoo.com.br
Hospital Geral de Tailândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário