quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Advogado assassinado em Parauapebas


O advogado Dácio Antonio Gonçalves Cunha foi assassinado à bala, hoje, no município de Parauapebas.

A notícia está no site da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que publicou nota de pesar sobre o caso.

Segundo a nota, Dácio foi assassinado na frente da casa dele, por um motociclista.

Há pouco, a Assessoria de Comunicação da OAB informou ao blog mais um detalhe: o advogado teria sido morto com um tiro certeiro no rosto. “O motociclista parou a moto, deu um tiro no rosto dele e foi embora”, contou a assessora.

Dácio foi vice-presidente da OAB em Parauapebas.

Pelas contas da OAB, é o 12º caso de homicídio ou atentado contra um advogado no exercício profissional, desde 2011, no estado do Pará.

Segundo a nota que está no site da entidade, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, acompanha o caso pessoalmente e já designou uma equipe da Polícia Civil para se deslocar ao local do crime.

A nota classifica como “infeliz coincidência” o fato de Dácio ter sido assassinado no mesmo dia em que finalmente foi apresentada moção, na Assembleia Legislativa, para que o governador Simão Jatene peça apoio à Polícia Federal para a captura dos supostos mandantes do assassinato do advogado Jorge Pimentel, ocorrido em março deste ano, em Tomé-Açu.

Amanhã, o vice-presidente da OAB/PA, Alberto Campos, viaja a Parauapebas, para acompanhar o caso.

Fonte: Folha de ParauaPebas

------------------------------------------------------------


Advogado é morto com três tiros em Parauapebas

O advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha, que foi vice-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pará), em Parauapebas, foi assassinado, no começo da noite de ontem, com três tiros na cabeça, em frente à casa onde morava. O autor dos disparo é um motociclista que não foi identificado e conseguiu fugir. Esse é o 11° caso de atentado contra advogados, no Pará, nos últimos dois anos, segundo a Ordem.
O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, está acompanhando o caso pessoalmente e já designou uma equipe da Polícia Civil para investigar o crime. 
O advogado Dácio Cunha foi morto exatamente no dia em que a OAB-PA conseguiu que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará preparasse uma moção pedindo que o governo do Estado solicite apoio operacional e de inteligência da Polícia Federal, para localizar e prender os mandantes do assassinato do advogado Jorge Pimentel, ocorrido dia 2 de março desse ano. 
O vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos chega hoje a Parauapebas para acompanhar o caso de perto. Segundo nota divulgada pela OAB-PA, “nesse momento de tristeza, e saudade, a diretoria da OAB, em nome dos todos os advogados do estado, se solidariza e expressa suas condolências aos familiares e amigos do profissional.
( Fonte: Diário do Pará - 06/11/2013 )
_________________________________________________________________________________

Mais um advogado é vítima de assassinato no Pará

Faleceu no início da noite dessa terça-feira (05) o advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha (foto). Ele foi vítima de um assassino que encostou uma moto próximo do local onde o advogado estava (na entrada de um comércio próximo da sua residência, no bairro Rio Verde, em Parauapebas)  e o alvejou com um tiro de pistola calibre 380 na cabeça.
Dácio Cunha foi imediatamente socorrido e levado até o Hospital Municipal de Parauapebas, mas, infelizmente, sua morte se deu de forma instantânea. 

Logo que a notícia vazou dezenas de colegas advogados e bacharéis se dirigiram até o necrotério do HMP.
O diretor da Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, Rodrigo Paggi esteve no local para colher as primeiras informações sobre o assassinato. Paggi, no entanto, alegando que qualquer informação fornecida à imprensa nesse momento poderia atrapalhar as investigações,nada informou.
Dácio era casado e deixa uma filha menor de idade. Sul-Mato-grossense, Dácio já militava há alguns anos em Parauapebas. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, em Marabá, para ser necropsiado e deve voltar, amanhã para Parauapebas, onde possivelmente será enterrado.
A OAB-PA emitiu e divulgou em seu site oficial uma nota onde lamenta a morte trágica de mais um advogado no Pará. Leia a nota da entidade:    
Nota de pesar
“É com muito pesar que a OAB-PA informa o falecimento do advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha, que foi vice-presidente da subseção da Ordem em Parauapebas. Ele foi assassinado, com um tiro no rosto, em frente a casa dele, naquele município, por um motociclista.
O Secretário Geral de Segurança Pública, Luiz Fernandes, está acompanhando o caso pessoalmente e já designou uma equipe da Polícia Civil para se deslocar para o local.
Infeliz coincidência. No dia em que a OAB consegue que a Alepa, enfim, prepare uma moção pedindo que o governo do Estado solicite apoio operacional e de inteligência da Polícia Federal, a fim de que sejam localizados e presos os mandantes do assassinato do advogado Jorge Pimentel, ocorrido dia 02 deste ano, outro advogado é brutalmente assassinado.
O vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos viaja amanhã para o município para acompanhar o caso de perto.
Nesse momento de tristeza, e saudade, a diretoria da OAB, em nome dos todos os advogados do estado se solidariza e expressa suas condolências aos familiares e amigos do profissional”.
Fonte:  http://www.zedudu.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Parauapebas: Advogado é assassinado enquanto esperava pizza na porta de sua casa

Parauapebas: Advogado é assassinado enquanto esperava pizza na porta de sua casa

Dácio Antônio Gonçalves Cunha, 42, foi assassinado na frente da casa dele. O crime aconteceu por volta das 19h30min de ontem (5 de novembro de 2013). O advogado estava na porta da sua casa, aguardando a entrega de uma pizza que havia encomendado, quando dois homens sem capacete chegaram em uma motocicleta, dispararam alguns tiros contra ele e fugiram.
Ainda não se sabe quantos tiros levou o advogado (pode ter sido dois ou três, o que só será determinado pela necropsia). Haveria, também, uma testemunha do homicídio, mas que a polícia ainda não conseguiu identificar.
Dácio, que atuava nas áreas cível e criminal, foi vice-presidente da OAB em Parauapebas. Ele era casado, não tinha filhos e a família mora no estado de Mato Grosso.
Por telefone, o vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos conversou com o Secretário Geral de Segurança Pública, Luiz Fernandes, que está acompanhando o caso pessoalmente e já designou uma equipe da Polícia Civil, coordenada pelo Delegado Geral, Rilmar Firmino, para se deslocar para o local.
O corpo do advogado foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Marabá, onde passou, ainda na noite de ontem, por necropsia.
O vice-presidente da Ordem viaja hoje (6 de novembro) para o município para acompanhar o caso de perto. O presidente da subseção da OAB em Parauabepas, Jackson Souza e Silva está em Marabá e já encaminhou ofício à diretora do Fórum Trabalhista daquele município, magistrada Suzana Maria Lima dos Santos, “solicitando que as audiências constantes das pautas de todas as varas trabalhistas, dos dias 6, 7 e 8 de novembro sejam suspensas e redesignadas conforme disponibilidade para data próxima”, em sinal de luto.
Até o momento, não existe informação exata de onde acontecerá o velório e o sepultamento do corpo, se em Parauapebas ou em Mato Grosso, onde estão seus familiares.
Devido ao assassinato do advogado Dácio Antonio Gonçalves, advogados farão ato público em Parauapebas nesta quarta-feira, 6.
Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário