quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Governador ministra aula inaugural para 1.910 novos policiais


Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 20/11/2013 às 12:27





 


A formação dos 1.910 novos soldados da Polícia Militar, aprovados no último concurso feito pelo Estado para ampliar os serviços da corporação, iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, com a aula inaugural, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, ministrada pelo governador Simão Jatene. Atualmente o efetivo da Polícia Militar no Pará é de 14 mil homens, e com o ingresso deste novo contingente o número chegará a cerca de 16 mil.
Durante a aula inaugural, o governador Simão Jatene conversou com os policiais sobre a importância da profissão que eles escolheram seguir e os principais investimentos feitos no Estado na área da segurança pública. O chefe do Executivo Estadual também respondeu questionamentos da população, por meio de perguntas feitas pela internet. “Não tenho pretensão de dar uma aula, mas pedi ao Comando que tivesse a oportunidade de conversar com todos. Pedi isso por entender que esse é um momento especial para os que vão se formar, assim como também é um momento especial para o nosso estado”, afirmou.
Jatene ressaltou que a preparação dos novos servidores faz parte do programa de investimentos feito pelo governo na reestruturação do Sistema de Segurança Pública, que recebe melhorias na logística, inteligência e área operacional. “O volume de investimentos que nós temos feito nesses três anos de governo começa a dar seus frutos agora, e como exemplo disso temos as unidades policiais que tem sido construídas e as que estão sendo revitalizadas, os veículos que foram renovados e a inclusão de ampliação do efetivo, entre outros”, citou o governador.
Ele falou ainda aos soldados sobre a realização de velhos sonhos da corporação. “Nós trabalhamos para realizar, no limite do possível, alguns sonhos antigos da corporação como a questão do auxílio alimentação no contracheque, o auxílio fardamento, etc. Mesmo assim, sabemos que ainda temos muito a caminhar, e nunca podemos nos esquecer que o meu patrão e o patrão de vocês é o povo, a sociedade”, completou. Jatene também destacou o sistema de premiação das boas práticas, criado na gestão atual. “Eu acho que deve existir um piso que atenda a todos, mas aqueles que se dedicaram a vida toda com muito mais carinho, amor, precisam ter algum mecanismo que lhes permita o simbolismo do reconhecimento de uma sociedade a qual serviram”, concluiu.
O curso – O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Pará soma 1,2 mil horas de aulas, com duração de sete meses. Os soldados que participam da formação irão atuar na capital e em vários municípios do interior, como Itaituba, Santarém, Altamira, Conceição do Araguaia, Paragominas, Capanema, Castanhal, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, Tailândia, Abaetetuba, Barcarena, Soure e Santa Izabel.
Ao longo da formação serão disciplinas como Direitos Humanos, Intervenções e Crises com Reféns, Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e sobrevivência Policial – onde o aluno receberá orientações sobre diversos procedimentos defensivos, minimizando riscos e preservando sua integridade física. O comandante geral da PM, coronel Daniel Mendes, explicou que ao término das aulas os soldados irão para as ruas, como estagiários, acompanhar o trabalho realizado pelos policiais militares.
Para o soldado Alessandro Papulha, que participa do curso, o conteúdo abordado e as aulas práticas, serão fundamentais para que eles se tornem bons policiais. “Vou me dedicar ao máximo e fazer o possível para me tornar um bom policial”, disse. A soldado Rosilene Brilhante, contou que desde adolescente tinha o sonho de ser policial. “Fiquei muito feliz quando passei no concurso e estou muito entusiasmada com as aulas. Tenho certeza que a população do Pará ficará satisfeita com essa nova turma de policiais que em breve estará nas ruas”, afirmou.



Texto: Bruna Campos - Secom



Secretaria de Estado de Comunicação Travessa Apinagés, nº 270, entre Rua dos Tamois e Mundurucus Bairro de Batista Campos CEP: 66033-170
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário