quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prefeito de Bagre, na Ilha do Marajó, é cassado

 

TRE cassou ainda mandato do pai do prefeito, suplente de deputado.
MPE diz que máquina administrativa foi usada para apoiar a eleição.

O prefeito de Bagre, na Ilha do Marajó, Cledson Farias Lobato Rodrigues, e o pai dele, o suplente de deputado estadual Cleber Edson dos Santos Rodrigues, foram cassados pelo  Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Pará nesta terça-feira (1º).  Segundo representação do Ministério Público Eleitoral, nas eleições de 2010 o prefeito, em seu primeiro mandato, utilizou a máquina administrativa para apoiar a eleição do pai. Eles foram condenados a pagar multa de R$ 85 mil.
Segundo as investigações, para tentar eleger o pai o prefeito utilizava-se de sua influência política, de seu poder econômico, e da estrutura administrativa do município. Cledson Rodrigues chegou até a oferecer empregos em serviços públicos municipais para divulgar a campanha de Cleber Rodrigues.
Além disso, o grupo foi acusado de constranger participantes do programa Bolsa Jovem a exibirem bandeiras e cartazes do candidato a deputado, sob ameaça de exclusão desses beneficiários do programa. As investigações também apontaram que o prefeito paralisava os órgãos municipais para que servidores e alunos das escolas participassem de passeatas em favor do pai candidato.
Por participação no esquema irregular, o secretário municipal de Assistência Social, Edilberto Prudente Vulcão, foi multado em R$ 53 mil. A vaga do prefeito cassado deverá ser assumida pelo vice-prefeito.
A relatora dos casos no TRE foi a juíza Eva do Amaral Coelho. Representaram o Ministério Público Eleitoral os Procuradores Regionais Eleitorais Alan Rogério Mansur Silva, Igor Nery Figueiredo e Daniel César Azeredo Avelino.

 Fonte: Do G1 PA

 TRE cassa mandato do prefeito de Bagre

Eleição
Tribunal também impôs multa aos envolvidos em caso de compra de votos

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, ontem, o mandato do prefeito do município de Bagre, no Marajó, Cledson Farias Lobato Rodrigues (PSD), que ainda terá que arcar com multa no valor de 80 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência). Foi julgada a nulidade do diploma concedido a ele após a eleição do ano passado, o que resultou na cassação do mandato de Cledson Rodrigues. A decisão tem caráter imediato, devendo assumir a gestão municipal o vice-prefeito, Feliciano Araujo Barbosa (PSDB), conhecido como "Cobra Sete". 

No mesmo processo também foram condenados o pai do prefeito, Cleber Edson dos Santos Rodrigues, que perdeu a condição de suplente de deputado estadual, e deverá pagar multa de 80 mil UFIRs, e o ex-secretário de Assistência do Município, Edilberto Prudente Vulcão, com aplicação de multa de 50 mil UFIRs. 

Eles foram denúnciados pelo Ministério Público do Estado (MPE), que ingressou com representação da Justiça Eleitoral, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e conduta vedada. "O caso de Bagre é emblemático. Verifica-se que a cidade tem um dos piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. E essa situação se explica, em boa parte, por casos como esse. Se utilizou da máquina pública para captação ilícita de sufrágio", declarou o procurador eleitoral Alan Mansur.
Fonte: Jornal O Liberal - 02 de Outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário