quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Simão Jatene faz balanço da gestão do Estado no Sem Censura Pará

Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 08/01/2014 às 17:35

O governador Simão Jatene (PSDB) fez um balanço dos três anos de gestão durante entrevista concedida nesta quarta-feira (8) ao “Sem Censura Pará”. Entre as ações, ele destacou o Pacto pela Educação, cujo objetivo é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis de ensino, num período de cinco anos.
“É um projeto que ultrapassa nosso período de governo e que se desdobra em três linhas de ação: infraestrutura e logística, formação continuada dos professores e gestão escolar”, explicou Simão Jatene, ressaltando que 35 novas escolas estão sendo construídas. Para ele, a escola é um espaço privilegiado de formação cidadã e a “revolução pelo conhecimento” é fundamental para enfrentar os desafios da região.
Na área da saúde, Simão Jatene destacou a construção de quatro grandes hospitais, um deles com entrega prevista para o fim de fevereiro. O Hospital Galileu, na rodovia Mário Covas, terá capacidade para 120 leitos. “Será um hospital de alta e média complexidade, que irá reduzir a pressão sobre o Hospital Metropolitano e o Hospital das Clínicas”, detalhou o governador. Outras obras em andamento são o Hospital Oncológico Infantil, ao lado do Hospital Ophir Loyola, na Avenida Magalhães Barata, e ainda os hospitais de Icoaraci e de Itaituba, no sudoeste paraense.
O governador do Estado destacou obras de infraestrutura, como a pavimentação de 1,2 mil quilômetros de estrada, equivalente a um terço do total de estradas do Pará, além do terminal hidroviário, que irá modernizar o transporte fluvial a partir de Belém. Também informou que estão sendo realizadas obras de abastecimento de água e saneamento em 40 municípios.
Segurança – Segundo o governador do Estado, em 2010, o indicador de criminalidade no Pará apontava 47 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2013, esse indicador caiu para 40. “Colocamos mais de dois mil policiais nas ruas, e a previsão é que haja concurso para efetivação de mais dois mil”, antecipou Simão Jatene, acrescentando que 17 unidades policiais foram entregues e 36 estão em construção.
“Por outro lado, sabemos que houve aumento da violência em todo o país, mas se o Brasil tem reduzido a pobreza, porque não ocorre o mesmo com a violência?”, indagou Jatene, entre os debatedores Joice Santos e Januário Guedes. “É uma questão que precisamos nos colocar neste momento”, disse ele, acrescentando que o Brasil se encontra numa “encruzilhada civilizatória”.
“É necessário que exista uma correspondência entre direitos e deveres, pois vivemos uma sociedade de direitos exacerbados, em que as pessoas se consideram acima da lei. É importante que a noção de pertencimento esteja ligado ao coletivo, e não ao individual”.
Sobre a possibilidade de se candidatar à reeleição, Simão Jatene disse que, nesse momento, sua prioridade é honrar os compromissos da gestão. “O que mais me preocupa é concluir o que começamos. Eleição se ganha ou se perde, mas credibilidade e ética só se perdem uma vez”, concluiu.

Texto: Marcia Carvalho Fone: (91) 4005-7774 / (91) 8825-6187
Email: imprensa@funtelpa.com.br
Cultura Rede de Comunicaçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário