domingo, 15 de junho de 2014

Azia: como tratar e como evitar?


A queimação estomacal, azia ou má digestão, muita vezes, estão relacionadas com a alimentação - sabendo disso, tenha mais atenção a sua alimentação e confira algumas dicas que podem trazer um certo alívio: não beber água, nem outro líquido qualquer, na tentativa de combater a azia pois ela tenderá a aumentar. Evite comer muito, antes de dormir. Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, também são boas dicas para facilitar a digestão. Confira mais dicas para evitar o problema:
-NUNCA TOME REMÉDIO ALGUM SEM A INDICAÇÃO DO SEU MÉDICO - Os remédios que existem hoje em dia são muito potentes contra os sintomas e podem “mascará-Ios”, retardando assim o diagnóstico de doenças mais graves, como o próprio câncer. Atenção com remédios para dor, os antigripais e outros à base de ácido acetilsalisílico, além dos antiinflamatórios, principalmente os conhecidos como não-específicos. Eles são uma das principais causas de problemas digestivos.
-BOM SENSO - A principal regra é evitar o que você sabe que irá lhe faz mal e dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas. Você não precisa passar fome para fazer uma dieta. Nem deve comer até estufar. O segredo é comer de forma adequada.
-FAÇA AS REFEIÇÕES NOS HORÁRIOS CERTOS - em ambiente calmo e mastigando bem os alimentos.
-NÃO FIQUE MUITO TEMPO EM JEJUM - Se você sabe que vai ficar mais de quatro horas sem comer, faça um lanchinho leve. Uma frutinha sempre vai bem e para o caso de imprevistos, tenha sempre uma fruta ou barra de cereal na bolsa ou mochila.
-JAMAIS DEITE APÓS AS REFEIÇÕES - Essa atitude é a pior coisa que você pode fazer. Você deve aguardar um intervalo de no mínimo 90 minutos entre a última refeição e o sono (isso vale também para a dormidinha depois do almoço).
-ABUSE DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES - Dê preferência a esses alimentos sempre, em vez dos gordurosos ou muito condimentados (principalmente com excesso de alho, cebola, pimentão, etc).
-BEBA LEITE COM MODERAÇÃO - O leite alivia a queimação, mas contém muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago - sendo assim, é recomendado apenas um copo, uma a duas vezes ao dia, de preferência durante o dia. Se puder, procure evitar aquele “leitinho antes de dormir”.
-CIGARRO, NEM PENSAR - O fumo está relacionado a problemas que podem acontecer com seu estômago, como por exemplo, retardar a cicatrização da úlcera, além de provocar azia.
-MODERAÇÃO COM BEBIDAS ALCÓOLICAS E NUNCA DEVEM SER TOMADAS EM JEJUM - Dê uma “forrada” no estômago antes de qualquer bebida. Refrigerantes e gasosos também devem ser tomados com moderação, pois o gás distende a parede do estômago, provocando uma sensação de estufamento e estimulando também a secreção ácida.
-CAFÉZINHO COM MODERAÇÃO - Um cafezinho depois do almoço e um depois do jantar não causam problemas. O que não pode é “tomar um dedinho de café” o tempo todo -  e o que vale para o café (mesmo o descafeinado) vale também para a maioria dos chás. Os melhores são os de erva-doce e camomila.
COMO COMBATER A AZIA -
Uma dica caseira para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a azia.
Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo azia em poucos instantes.
Estas alternativas também podem ser usados em caso de azia na gravidez porque são eficazes e não comprometem o desenvolvimento do bebê.
REMÉDIO CASEIRO CONTRA AZIA COM BICARBONATO DE SÓDIO
Uma outra opção de remédio caseiro para azia é tomar o bicarbonato de sódio diluído em água porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo, e consequentemente irá diminuir a acidez do estômago. Tome nota:

-1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
-100 ml de água
Modo de preparo: Misture os ingredientes e tome esta mistura.
( Fonte: DOL com informações dos sites M de Mulher e Saúde )

Nenhum comentário:

Postar um comentário